Sementes : como Consumir? 🌱

Quando abro a caixinha de perguntas nas redes sociais é comum aparecerem questões sobre como consumir sementes, por isso vamos esclarecer!

Há quem lhes chame powerfood, superfood, alimentos da moda, suplementos naturais… you name it! A verdade é que sempre existiram e fizeram parte da nossa alimentação, mas tem havido um maior burburinho à volta delas nos últimos anos. Mas temos de saber como consumir e quais escolher em função dos objetivos.

Propriedades nutricionais

Num post do ano passado falei também sobre as propriedades nutricionais sobre cada semente, que podem encontrar aqui: “Sementes“.

Comparemos os valores para 1 c.sopa de linhaça, chia, cânhamo, sésamo, girassol, abóbora, papoila e bagas de goji.

Apesar de todas serem uma boa fonte de gorduras polinsaturadas, à exceção das bagas de goji, apenas as sementes de CHIA, LINHAÇA e CÂNHAMO têm um teor interessante de ómega-3, pelo que são as que eu privilegio, sobretudo numa dieta de base vegetal, em que não contamos com o peixe gordo enquanto fonte de ómega-3 🙌🏻

Como consumir

Chia

Não precisa de ser hidratada previamente, mas fica melhor quando consumida com alimentos húmidos, como o iogurte ou batidos. Também podes deixar a hidratar durante a noite com bebida vegetal (ou leite, caso consumas), fazendo o famoso pudim de chia (exemplo de receita aqui e aqui).

Cânhamo

Estas sementes devem ser compradas já descascadas. Para além de mais saborosas, é mais fácil de consumir e digerir. Que seja do meu conhecimento, não há forma de as descascar em casa. Podes usar em iogurtes, massas, granola ou para panar abacate, por exemplo (nota-se muito que o meu filho está a fazer BLW? haha)

sementes-linhaca-dourada

Linhaça

Deve ser previamente triturada, nem que seja grosseiramente. Na dieta vegetariana é importante que isto seja feito na hora para continuar a ser uma boa fonte ómega-3, ou então no início da semana, conservando depois num recipiente fechado no frigorífico.

« E nas outras sementes, preciso de ter algum cuidado especial? »

Não. Todas as outras sementes podem ser consumidas ao natural, tendo apenas o cuidado de moderar as quantidades, uma vez que as sementes são alimentos de elevada densidade energética (com muitas calorias num pequenino volume), o que pode ser um “inimigo” quando o objetivo é perder peso, por exemplo.

Como sempre, encontras este artigo em modo post informativo no meu perfil de InstagramSementes: Como Consumir?“.

Receitas com Sementes

Alternativas para usar e consumir sementes: pudim de chia, iogurte com sementes, papas de aveia, topping na sopa
Sugestoes para utilizar sementes

Quais as que consomes mais? 🙂

Beijinhos,

Laranja-Lima

​​Nota: no meu livro “Vegetariano nas quatro estações” encontras muitas mais receitas com (e sem) sementes, tal como uma secção teórica sobre sementes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s