Chili de feijão e batata-doce

1 das 80 receitas fáceis e deliciosas do meu livro 🤤

Eu não deveria dizer isto, porque é quase como escolher o filho favorito, mas esta é das receitas que mais gosto no meu livro “Vegetariano nas quatro estações” (link para o livro aqui) e das fotografias também.

É o equilíbrio entre doce, picante e acidez que me conquista, com o extra do crocante da tortilha integral (fiz batota, mas de vez em quando também vale).

Receita Sazonal: Primavera

Tempo: 40 minutos

Dificuldade: fácil

Livro sazonal, receita primavera de chili sin carne com feijão e batata-doce
Receita simples e saudável de chili de feijão e batata doce

Ingredientes (3 pessoas)

🥘 1 batata-doce média (± 250 g)

🥘 1 cebola média (± 140 g)

🥘 1 cenoura (± 90 g)

🥘 400g de feijão-manteiga ou
de feijão-vermelho cozido

🥘 ½ pimento verde (± 80 g)

🥘 ½ pimento vermelho (± 80 g)

🥘 1 malagueta vermelha (± 20 g)

🥘 2 dentes de alho

🥘 2 chávenas de tomate pelado + polpa (500 g total)

🥘 1 colher de sopa de azeite

🥘 1 colher de chá de pimentão-doce

🥘 1 colher de chá de cominhos

🥘 ¼ colher de chá de pimenta-de-caiena

🥘 Sal e pimenta-preta a gosto

Para acompanhar

🥑 1 tortilha integral de compra (40 g)

🥑 1 abacate médio (± 140 g)

🥑 1 tomate pequeno (± 70 g)

🥑 Sumo de lima ou limão q.b.

🥑 Sal e pimenta-preta q.b.

🥑 Salsa ou coentros frescos

Preparação

1. Começa por picar a cebola, cortar os pimentos em cubos pequenos e a cenoura em rodelas finas e depois em quartos. Descarta o pedúnculo do alho e lamina-o. Retira as sementes da malagueta e corta-a em tiras finas.

2. Num tacho médio, refoga então em lume médio-baixo a cebola, a malagueta (reserva algumas tiras para decorar depois) e os pimentos com o azeite. Quando estiverem amolecidos, acrescenta o alho laminado, seguido das especiarias. Deixa tostar uns segundos.

3. Acrescenta o tomate esmagado e a polpa, tempera com sal e deixa cozinhar em lume brando por 10 minutos.

4. Retifica os temperos (já não deve estar ácido) e acrescenta a cenoura. Tapa e deixa cozinhar por, pelo menos, 5 minutos.

5. Corta a batata (com casca) em cubos médio-grandes e junta ao tacho. Tapa e deixa cozinhar por cerca de 7 minutos, ou até espetar um garfo facilmente, mas sem a batata se desfazer.

6. Aproveita este tempo para fazer o guacamole. Corta o tomate em cubos pequenos, esmaga o abacate com um garfo e mistura tudo, temperando com o sal, pimenta-preta e sumo de lima ou limão.

7. Corta também a tortilha integral em triângulos (rende 8) e tosta-a em lume médio-forte numa frigideira antiaderente, sem qualquer gordura. Vira e deixa tostar mais um pouco. Deixa arrefecer numa grelha de arrefecimento, para ficar crocante.

8. No final, acrescenta o feijão previamente cozido e deixa aquecer (cerca de 2-3 minutos serão o suficiente – não queremos que fique muito tempo para não desfazer a batata).

Serve então o chili com os triângulos de tortilha, o guacamole, salsa ou coentros frescos, rodelas de lima e algumas tiras de malagueta.

Nota: As «chips» de tortilha ficam realmente boas. Tenta não provar antes de irem para a mesa, ou corres sérios riscos de ter de repetir o passo 7 (experiência própria!) 😉

Ana Isabel Monteiro, Nutricionista e Autora do livro “Vegetariano nas quarto ESTAÇÕES”

Valor Nutricional

Por pessoa (com tudo incluído): 464,4 kcal | 14,0 g de gordura | 2,1 g de gordura saturada | 73,2 g de hidratos de carbono | 20,5 g de fibra | 17,7 g de proteína

Sobre o meu primeiro livro: “Vegetariano nas quatro estações”

Muito resumidamente, o “Vegetariano nas quatro estações” é um guia sobre a dieta vegetariana com 80 receitas no total e está dividido por estações do ano e refeições. Para mim foi importante criar um guia que todas as pessoas, independentemente do estilo de vida ou dieta, consigam seguir e se inspirar.

O livro já está à venda nos locais habituais ou, caso prefiras, deixo aqui os links para comprares online:

Se quiseres ler mais sobre o conteúdo, abre este link. É um artigo que eu escrevi para os mais curiosos ou indecisos, com muitos detalhes.

Espero que gostes 😍

Nota: caso possas, deixa aqui a tua opinião sobre o livro, ou um comentário no site em que encomendares. Ajuda muito na divulgação 🥰 Podes taggar-me também nas redes sociais com @laranja.lima.nutricao

Beijinhos,

Laranja-lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s