Quem é Laranja-lima

O início

Depois de me formar em Ciências da Nutrição pela FCNAUP (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), passei algum tempo desligada de tudo. Não consegui arranjar estágio profissional de acesso à Ordem dos Nutricionistas (remunerado, vá) e comecei a ficar demasiado tempo em casa… sim, porque nós depois de licenciados ainda não podemos exercer.

Por essa altura, a alimentação saudável e equilibrada já era uma parte importante da minha vida, não apenas por ser estudante de nutrição, mas por ser desportista desde muito novinha (sou a pessoa que fez mil e um desportos, desde ginástica acrobática a voleibol, passando por trampolins e natação).

Nessa altura estavam a começar as redes sociais, ainda era tudo muito novo, mas como gostava de fotografia e fazia pratos bonitos, fui incentivada pelas pessoas mais próximas a desenvolver alguma coisa nesse sentido.

Nasceu Laranja-lima.

Perguntam-me muitas vezes o porquê desse nome, e sinceramente não há nenhuma razão especial. Eu queria apenas um nome curto, bonito e intuitivo, que fizesse lembrar alimentação saudável. Pensei em imensas combinações de alimentos (hortelã-pimenta, canela e chocolate, entre outros), mas no fim foi Laranja-lima que ficou 🍊🍋

Surgiu primeiro o blog, no webnode…

FB_IMG_1521913115668

… e um dia depois a página de Instagram @nourish.laranja.lima (eu achava que um público internacional fazia mais sentido na altura e que ia ser tal qual a Deliciously Ella), que depois evoluiu para o atual @laranja.lima.nutricao. Algo que não mudou foi o meu gosto especial por pequenos-almoços e sobremesas saudáveis, que continuam a reinar o meu feed.

Só então chegou a página de Facebook, onde apostava mais nos artigos e receitas e não tanto nas publicações de refeições diárias.

Para além de me ajudar a passar por este momento menos bom, o Laranja-lima passou a ser uma forma de inspirar os outros, de mostrar o quão simples (mas deliciosa) pode ser a alimentação saudável, e de realçar a importância de manter um estilo de vida equilibrado.

O presente

Agora, quase 8 anos depois, a essência continua a mesma, mas as receitas são um pouco diferentes: sem produtos animais.

Uma grande mudança, com muitos desafios, mas que veio para ficar 🌱

Mais recentemente, e seguindo quase o caminho natural das coisas, publiquei o meu primeiro livro «Vegetariano nas quatro estações», onde compilo tudo o que o Laranja-lima é: um misto de informação e receitas descomplicadas, nutritivas e saborosas.

O que quero mesmo é motivar-te a experimentar novos pratos, novos ingredientes e a fazer da alimentação saudável algo divertido, não um sacrifício… seja na versão vegana ou não.

Sê bem-vindo/a ❤

P.S.: a título mais pessoal, se calhar também convém que a pessoa por trás do laranja-lima (aka eu) se chama Ana Isabel Monteiro, é nutricionista (C.P. 2815N), mãe de um pequeno Francisco e de dois patudos adotados: a Lima… por razoes óbvias… e o Kobe, que são as coisas mais fofas do mundo 😻 Tenho também uma família e um homem incível ao meu lado, que me apoiam em tudo ❤