Se alguma vez tiveram curiosidade de pesquisar a história dos crepes, já devem saber que a sua origem não é consensual. Os italianos afirmam que foi lá, os franceses em França… claro que todos querem ficar com os louros desta iguaria.
Seja como for, a palavra crepe deriva do francês crêpe, que significa crespo e deriva do latim crispus. A receita original levava apenas ovos, leite e farinha, e era cozinhada numa frigideira pincelada com manteiga, até se formar uma camada bem fina, como os crepes que agora conhecemos.
A verdade é que eu nunca consegui que os meus crepes ficassem assim finos, por isso comecei a fazer um intermédio entre crepes e panquecas, que fica realmente saboroso e nunca calha mal.
Os ingredientes base são os mesmos: ovo, leite e farinha. Nada de ingredientes estranhos, é mesmo só ovo de galinha, leite magro e farinha branca. Claro que se preferirem podem usar apenas claras, bebida vegetal e farinha integral, mas esta é uma receita Laranja-lima para as famílias, com os ingredientes mais comuns (:
Para além dessa base, uso um bocadinho de aveia, mel e aroma de baunilha.
Vamos então ao que interessa:
Ingredientes (para 3 crepes)
- 1/3 chávena de farinha branca (ou integral, aveia, etc)
- 1/3 chávena de leite magro (80 mL)
- 1 ovo médio
- 1 colher de sopa de flocos de aveia finos
- 1/2 colher de sopa de mel (ou outro adoçante a gosto)
- Aroma de baunilha q.b.
Preparação
- Comece por misturar os ingredientes todos numa tigela e mexa bem com um garfo ou uma colher;
- Aqueça uma frigideira antiaderente (lume médio) e pincele com um pouco de creme vegetal (ex: Becel);
- Coloque 5 colheres de sopa da massa no centro da frigideira e deixe cozinhar até se formarem bolhinhas por toda a superfície (são precisos, literalmente, apenas uns segundos!);
- Vire o crepe com a ajuda de uma espátula, deixe mais uns segundos e retire;
- Repita o processo até acabar a massa.
Sugestão: Sirva os crepes com fruta fresca, iogurte, queijo quark, manteiga de amendoim, mel ou canela. As combinações são infinitas (:
Por crepe:
O pequeno-almoço deve representar 20% do total de energia ingerida num dia, ou seja, num plano alimentar de 2.000 kcal, devem ser consumidas 400 kcal, das quais cerca de 50% devem ser provenientes dos hidratos de carbono (~50g), 30% das gorduras (~13g), e 20% da proteína (~20g).
Fazendo as contas, se comer ao pequeno-almoço 3 crepes destes, consome um total de:
- 330 kcal
- 50,1g de HC
- 15,6g de Proteína
- 6,9g de Gordura
- 2,1g de Fibra
Isto deixa margem para adicionar os seus toppings favoritos! Como ainda falta completar o teor de proteína e gordura, os frutos gordos (noz, avelã, amêndoa, amendoim, caju) e respetivas manteigas (ex: manteiga de amendoim) serão uma excelente opção, bem como o iogurte e o queijo quark (:
Espero que gostem ✿