“Ai, estou mesmo a precisar de um chocolatinho”…. “Comi tão bem a semana toda, uma fatia de bolo de chocolate não vai fazer mal nenhum”… “Hmmmm Nutella!!!!”.
Frases familiares? Acredito que sim! Toda a gente precisa de chocolate de vez em quando, am I right?
Mas se não queremos abusar e aumentar o peso, a questão está no saber escolher e no quando comer.
Em relação à melhor altura para comer chocolate, eu diria que é depois das refeições, para evitar grandes alterações na glicemia (açúcar no sangue). Além disso, já estamos satisfeitos e é mais fácil controlar as porções.
Quanto ao que escolher, o melhor é irmos ao fundo da questão: o chocolate vem do cacau, que parece ter propriedades antidepressivas e antioxidantes, benéficas para o nosso organismo. O problema está no que lhe é adicionado, como açúcar e manteiga de cacau, daí ser preferível escolher o chocolate preto com mais de 80% de cacau (e, consequentemente, com menos açúcar). Podemos também optar por fazer os nossos próprios doces em casa, e assim conseguimos controlar tudo o que estamos a ingerir.
Se prefere a segunda opção, vai querer experimentar esta receita (:
Ingredientes (rende 3-6 porções)
- 3 abacates maduros pequenos
- 5 colheres de sopa de cacau em pó magro
- 4 colheres de sopa de mel (ou outro adoçante à escolha)
- 1 pitada de sal
- Canela a gosto
Procedimento: É muito simples! Basta juntar tudo no processador e triturar, ou então usar a varinha mágica. Prove para retificar os sabores e, se achar que sabe demasiado a abacate, adicione mais cacau ou mel.
Sugestão: Coloque a mousse em frasquinhos pequenos e sirva bem fresco com morangos. Fica uma sobremesa muito rica e densa, pelo que pode fazer porções mais pequenas (6 em vez de 3).
Por frasquinho (considerando 3 porções):
Espero que gostem ✿
Laranja-lima