Quantas vezes já não te aconteceu sobrar comida do almoço ou jantar e não saber o que fazer? Enfim, a mim acontece-me muito cozinhar arroz a mais e ter sobras.
Aliás, sabias que, segundo as estatísticas apresentadas pela campanha “Zero desperdício”, 20% do lixo dos portugueses é comida?! É uma percentagem assustadora sabendo que 360.000 pessoas passam fome no nosso país!
Pois bem, hoje tinha algumas sobras de arroz de feijão e grelos no frigorífico e, como simplesmente não deito comida fora, usei alguma criatividade e o resultado final foi este.
Contudo, a verdade é que sobras podem-se sempre congelar e voltar a comer quando nos apetecer, estivermos com preguiça ou sem tempo para cozinhar.
Almoço com Sobras: Arroz

Sobras do meu almoço:
- Arroz de feijão e grelos
Ingredientes, para além das sobras:
- 1 broa ou pão de água/da avó
- 1/2 lata de cogumelos
- azeite
- 3 ovos (opcional)
- 1 raminho de salsa
- salsa e pimenta q.b.
Preparação
- Começa por retirar o miolo do pão;
- De seguida, coloca na frigideira os cogumelos e deixa cozinhar. Podes adicionar um c.chá de azeite;
- Entretanto, bate 2 dos ovos com sal e pimenta e reserva;
- Adiciona as sobras aos ovos, junta os cogumelos e a salsa fresca picada;
- Mistura tudo e coloca dentro da côdea da broa;
- Por fim, parte um ovo por cima do preparado e leve tudo ao forno a 220ºC por cerca de 10min, ou até o ovo estar cozinhado.
Esta pode não ser a receita mais saudável de sempre, mas é uma maneira de não desperdiçar comida e de fazer uma refeição deliciosa! #nofoodwaste
Confesso que adoro ser criativa na cozinha e a melhor maneira de o ser é cozinhar com sobras e orestos de refeições anteriores. Assim, junto a componente sustentabilidade de uma forma natural nas minhas receitas.
Espero que gostem ✿
Laranja-Lima