O tofu é um alimento processado?

tofu processado

Esta é uma dúvida comum, não apenas em vegetarianos, mas em curiosos. Mais: este é um argumento comum contra o vegetarianismo! Mas fará sentido considerar o tofu um alimento processado?

Para saber se ele é efetivamente considerado um alimento processado ou não, é preciso entender o processo por que passa o grão de soja até se transformar em tofu. Tens também que perceber o sistema de classificação NOVA, que distingue os alimentos mediante o seu grau de processamento.

O alimento in natura ou minimamente processado

Neste grupo entram os alimentos que chegam até nós tal como vêm da natureza, ou com algum processamento que não inclui adição de ingredientes. O feijão seco embalado, o cuscuz, polenta e o café moído entram nesta categoria.

No caso da soja, que é isso que queremos entender, neste grupo entraria:

  • Vagem de soja/edamame (feijão verde)
  • Grão de soja seco (feijão maturado)
  • Farinha de soja
derivados da soja
Vagem de soja, edamame, grão de soja seco, farinha de soja

Ingredientes culinários processados

Estes ingredientes são extraídos dos alimentos do 1º grupo através de algum procedimento físico. Isso pode incluir prensagem, centrifugação e concentração. Assim, o azeite, a manteiga e o açúcar de cana estão incluídos neste grupo. O sal, apesar de ser extraído da natureza, também entra nesta categoria.

Em relação aos derivados da soja, temos aqui a bebida de soja (grãos de soja + água).

Alimentos processados

São alimentos compostos por itens do 1º grupo, que sofreram alguma modificação simples, mas que podem ser feitos em ambiente doméstico. Pode haver adição de uma ou mais substâncias do grupo 2.

As conservas, como o atum, o pão e os queijos artesanais entram nesta categoria. O tofu, que é feito a partir da coagulação da bebida de soja, também.

tofu alimento processado
Mecanismo de prensagem do tofu

Alimentos e bebidas ultraprocessados

Os itens deste grupo são mais substâncias que alimentos, pois sofreram um grande processamento a partir do alimento in natura. São ingredientes usados tanto a nível doméstico como industrial.

O óleo de soja e a soja texturizada entram neste grupo, bem como o açúcar branco, outros óleos, margarina e amido modificado.

Por outro lado, temos depois os géneros alimentícios que sofrem adição de corantes, emulsionantes, espessantes e outros aditivos, o que os torna prazerosos e com alta palatabilidade. São aqueles que imediatamente categorizamos como ultraprocessados, como refrigerantes, sumos de fruta açucarados, misturas em pó, batatas-fritas, bolachas, cereais açucarados, chocolates, salsichas, fiambre, nuggets, douradinhos e outras opções pré-feitas e instantâneas.

Ultraprocessados e saúde

Nesta revisão foram analisados 43 estudos, dos quais 37 mostraram, pelo menos, uma consequência para a saúde derivada do consumo de alimentos ultraprocessados.

Em adultos, observou-se um maior risco de excesso de peso, obesidade, Diabetes Mellitus tipo 2, cancro, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável e mortalidade por todas as causas.

Por outro lado, nas crianças e adolescentes, verificou-se um maior risco cardiometabólico e asma.

Então sim, o tofu é um alimento processado, mas tal não é o mesmo que dizer que é um ultraprocessado com consequências nefastas para a saúde!

Assim, no seio de uma alimentação equilibrada, à base de plantas, com grande recurso a alimentos in natura e minimamente processados, podes sim incluir tofu, que é uma excelente fonte de proteína e cálcio.

Espero que deixes o medo do tofu para trás das costas!

Beijinhos,

Laranja-lima

Outros artigos sobre tofu

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading