Alimentação vegana vs omnívora

No outro dia perguntei-vos que temas gostavam de ver aqui pelo blog, de forma a dinamizar mais esta plataforma, e uma menina disse: eu queria ser vegana, mas ainda não dei esse passo porque fica muito mais caro.

Não foi propriamente a sugestão de um tema, mas eu achei altamente pertinente falar disso e desmistificar que, dependendo das nossas escolhas, uma alimentação vegana NÃO É MAIS CARA!

Então decidi planear dois dias igualmente saudáveis, com aproximadamente as mesmas calorias e distribuição de macronutrientes, e fazer a comparação dos custos.

Parece-vos bem? Vamos a isso 😎

Imagem relacionada

Comecei então por definir as metas a atingir:

  • 1750kcal
  • 200g de hidratos de carbono
  • 90g de proteína
  • 70g de gordura

Depois fui introduzindo vários alimentos por refeição no site Cronometer até atingir as metas definidas. Têm a seguir o dia omnívoro e o vegano.

Dia omnívoro

Dia vegano

 

Depois procurei então o custo dos vários alimentos em duas plataformas: Jumbo e Continente, optando sempre que possível pelos produtos de marca branca e/ou a granel, bem como embalagens familiares para um preço mais reduzido. As marcas escolhidas estão devidamente identificadas.

Custo omnívoro vs vegetariano

O que podemos observar então?

Que para dias igualmente equilibrados, a alimentação vegana acaba por custar exatamente o mesmo que a omnívora (juro que não fiz de propósito para acertar até nos cêntimos), mesmo incluindo suplementação e seitan, que é uma proteína vegetal mais cara e que pode perfeitamente não ser incluída. Aliás, a suplementação também não tem que ser incluída, mas neste caso foi útil para acertar os macros.

Espero que esta comparação vos tenha sido útil e que O CUSTO DEIXE DE SER UMA DESCULPA para não adotarem uma alimentação vegetariana, ou para, pelo menos, incluírem algumas refeições veganas por semana 😉

Beijinhos,

Laranja-lima

2 comentários a “Alimentação vegana vs omnívora”

Leave a Reply

%d