Batalha de Alimentos:
Os Chocolates 
Na rúbrica “Batalha de Alimentos” de hoje, vamos comparar uma das minhas grandes perdições, os chocolates! E uso o plural, sim, porque para além das diferente marcas e variedades, encontramos 3 tipos de chocolate: o Preto, de Mistura, mais conhecido por de Leite, e o Branco. No final deste artigo, espero que o famoso dilema “Será que devo ir contra a vontade de comer o meu chocolate favorito e optar por comer chocolate preto?” deixe de ser eterno.
Quantas vezes deste por ti a querer comer um Milka Oreo, mas a escolher um chocolate com mais de 75% de cacau porque dizem que faz melhor?!
I mean… been there, done that… Mas vale a pena?
O post informativo no meu instagram encontram aqui: “Só como Chocolate Preto“.
Calorias
A verdade é que a nível de valor energético não há muitas diferenças que o justifiquem:

Quais as diferenças?
A percentagem de cacau e, consequentemente, de manteiga de cacau e açúcar de adição, são os fatores que maioritariamente diferenciam os vários tipos de chocolate. Naturalmente, o teor de micronutrientes vai ser diferente também. Um ponto importante em relação ao chocolate preto, é que apesar do valor significativamente maior de ferro, este acaba por não ser uma boa fonte, porque os flavonóides do cacau interferem com a sua absorção.

Potenciais benefícios e malefícios
Deixo-vos aqui o abstrato de um artigo científico sobre o impacto do chocolate na saúde cardiovascular. Por um lado, chocolates com elevada quantidade de cacau, protejem a nossa saúde cardiovascular. Por outro lado, o abuso, ou seja, consumo em excesso de chocolate, pode causar problemas cardíacos, devido ao teor de cafeína inerente no cacau.

Conclusão
Se recorrermos ao chocolate pelos seus benefícios a nível de saúde, certamente que é mais interessante optar por um com maior percentagem de cacau. No entanto, a meu ver, existem outras fontes de flavonóides e micronutrientes, nomeadamente frutas e legumes, que conseguimos incluir facilmente na nossa alimentação, não se justificando a ingestão de chocolate por essa razão.
Se é pelo sabor e pelo prazer (que é super válido!), então mais vale escolher um que gostemos realmente, seja com 80% ou 30% de cacau.
Como vimos anteriormente, a nível energético o chocolate negro não é mais vantajoso que os restantes, daí frisar que o mais importante é mesmo que tenhamos prazer no ato de comer. E neste contexto, não posso deixar de mencionar uma coisa (!!): no momento de comer qualquer chocolate, devemos apreciar com todos os nossos sentidos as suas diferentes características. Começando por partir o quadrado e ouvir o estalar, passando por cheirar o pedaço e, finalmente, então, apreciar o sabor na boca. E quem diz isto em relação ao chocolate, diz isto em relação a qualquer comida e refeição. Quem quiser saber mais sobre este tema, que não se singe a comida, recomendo uma pesquisa sobre “Mindfulness”, em portugues “atenção plena“.
Mas sim, é verdade que o chocolate negro, por ter um sabor bem mais intenso, deixa-nos mais satisfeitos, não havendo tanta necessidade de continuar a comer. Já o chocolate de leite, ou mesmo o branco, levam-nos a um segundo e terceiro quadrado, mais facilmente. Isto pode ser um fator importante, quando o objetivo é a perda de peso.
Chocolates Vegan
Bom, este é um ponto extra, fora do objetivo principal do artigo, mas que vos pode interessar. Aqui apresento uma compilação de alguns chocolates vegan no mercado, para que não precisem de estar sempre a ler os ingredientes. You can thank me later!
Chocolates de Culinária

Chocolates Negros

Chocolates com Misturas

Chocolates Brancos

Quais as vossas marcas favoritas? Já sabem que eu, apesar de não resistir a um quadradinho de chocolate, de vez em quando, sou é mesmo fanática por usa-lo nas minhas receitas: Seja a fazer Brownie, Bolachas de Coco, Mousse de Chocolate ou então aquele Petit Gateau com recheio líquido, de fazer crescer água na boca… Vejam só as imagens em baixo!
Beijinhos,
Laranja-Lima

Não percas nenhuma NOVIDADE! Subscreve, adicionando o teu Email aqui em baixo e lê em primeira mão os meus artigos e receitas!