O chocolate preto engorda?

Não, o chocolate não é todo igual. Resta saber se há motivos para escolher um em vez do outro.

Quando em consulta pergunto os hábitos alimentares aos clientes, é bem comum surgir a frase «como todos os dias um quadrado de chocolate, mas é do preto… esse não engorda, pois não?»

E eu agora piadolas dizia «não, quem engorda és tu, não é o chocolate» (sério, pior piada alguma vez inventada!)

Mas é isso mesmo que vamos discutir hoje.

Quantas vezes deste por ti a querer comer um Milka Oreo, mas a escolher um chocolate com mais de 75% de cacau porque dizem que faz melhor?!

I mean… been there, done that. Mas vale a pena?

Por falar em Oreo, vou deixar aqui isto de mansinho. A real DELÍCIA!

A ideia deste artigo é tentar responder a esse, fazendo uma comparação entre os três tipos de chocolate: preto, de leite e o branco. Vamos por partes:

Valor energético

A verdade é que a nível de valor energético (aka calorias) não há muitas diferenças entre eles:

informação nutricional chocolates por 100g
Comparação do valor nutricional dos vários tipos de chocolate

Aliás, se formos pelas calorias, o chocolate preto seria o último a ser escolhido. E só por aqui respondemos à pergunta inicial: «O chocolate preto engorda?»

Sim, infelizmente sim, como a maioria dos alimentos. O truque está sempre nas quantidades, sempre!! Aliás, neste artigo sobre gestão de peso até incluí chocolate numa das sugestões de snacks, só para perceberes que na perda de peso não excluímos alimentos, moderamos 🙂

Quais as diferenças então?

A percentagem de cacau e, consequentemente, de manteiga de cacau e açúcar de adição, são os fatores que maioritariamente diferenciam os vários tipos de chocolate. Naturalmente, o teor de micronutrientes vai ser diferente também.

Um ponto importante em relação ao chocolate preto é que, apesar do valor significativamente maior de ferro, este acaba por não ser uma boa fonte, porque os flavonóides do cacau interferem com a sua absorção. É uma pena, senão este seria um excelente argumento para consumir mais chocolate haha

valores nutricionais micronutrientes chocolates
Comparação do teor de micronutrientes dos vários tipos de chocolate

Potenciais benefícios e malefícios para a saúde

Outro argumento comumente utilizado a favor do chocolate negro, é o seu potencial benefício a nível de saúde cardiovascular.

De facto, e como podemos ver neste artigo, chocolates com elevada quantidade de cacau parecem proteger a nossa saúde cardiovascular. No entanto, o seu consumo excessivo, pode causar problemas cardíacos, devido ao teor de cafeína inerente no cacau.

Impacto do chocolate na saúde cardiovascular

Conclusão

Se recorrermos ao chocolate pelos seus benefícios a nível de saúde, certamente que é mais interessante optar por um com maior percentagem de cacau. No entanto, a meu ver, existem outras fontes de flavonóides e micronutrientes, nomeadamente frutas e legumes, que conseguimos incluir facilmente na nossa alimentação, não se justificando a ingestão de chocolate por essa razão.

Se é pelo sabor e pelo prazer (que é super válido!), então mais vale escolher um que gostemos realmente, seja com 80% ou 30% de cacau.

Como vimos anteriormente, a nível energético o chocolate negro não é mais vantajoso que os restantes, daí frisar que o mais importante é mesmo que tenhamos prazer no ato de comer. E neste contexto, não posso deixar de mencionar uma coisa (!!): no momento de comer qualquer chocolate, devemos apreciar com todos os nossos sentidos as suas diferentes características. Começando por partir o quadrado e ouvir o estalar, passando por cheirar o pedaço e, finalmente, então, apreciar o sabor na boca.

E quem diz isto em relação ao chocolate, diz isto em relação a qualquer comida e refeição. Quem quiser saber mais sobre este tema, que não se cinge a comida, recomendo uma pesquisa sobre «mindfull eating», ou comer com atenção plena.

Mindfull eating

Este exercício de comer e prestar atenção a todos os sentidos resulta especialmente bem com o chocolate preto, por ter um sabor bem mais intenso e por derreter mais lentamente. Se experimentares comer nem que seja um quadrado assim, deixando derreter na boca em vez de trincar, vais reparar que as papilas gustativas ficam tão saturadas que nem te apetece ir ao segundo quadrado.

Ou seja, o chocolate preto pode realmente deixar-nos mais satisfeitos e, nesse sentido, pode ser um aliado na perda de peso. Já o chocolate de leite, ou mesmo o branco, por terem maior teor de açúcar, levam-nos a um segundo e terceiro quadrado, mais facilmente.

Chocolates Vegan

Bom, este é um ponto extra, fora do objetivo principal do artigo, mas que te pode interessar. Aqui apresento uma compilação de alguns chocolates vegan no mercado, para que não precisem de estar sempre a ler os ingredientes. You can thank me later!

Para quem aprecia chocolate de culinária

Pantagruel Chocolates de Culinária
Chocolate vegan de culinária

Para os que preferem chocolate amargo

Diversas Marcas de Chocolates Negros
Chocolates negros vegan

Opções mais docinhas e diferentes

Opções de Chocolates com Misturas em Portugal
Chocolates com misturas vegan

A imitar o chocolate branco

varias marcas de chocolates brancos veganos em portugal
Chocolates brancos vegan

Qual a tua marca favorita?

Já sabes que eu, apesar de não resistir a um quadradinho de chocolate, de vez em quando, gosto mesmo é de usá-lo nas minhas receitas: Seja a fazer brownie, bolachas, mousse ou então aquele Petit Gateau com recheio líquido, de fazer crescer água na boca…

Vá, aqui não é só falar, deixei as receitas em baixo eheh (atenção que nem todas elas são vegan, algumas são mais antigas, quando eu ainda utilizava leite e ovos)

Beijinhos,

Laranja-Lima

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading