Sabes aquela embalagem de polvilho perdida na despensa, que compraste para uma receita específica e nunca mais usaste? É tempo de a voltares a usar para fazer estes pães de trigo e polvilho!
Vá, confessa lá… não posso ser a única a ter polvilho perdido na despensa 😅Tinha aqui uma embalagem parada há semanas, porque entretanto nunca mais fiz crepiocas para o Zé, e olhei para ela e disse “vou usar-te” e usei haha Saíram uns belos pães de trigo e polvilho caseirinhos, que ficaram uma riqueza 😋
Experiências que correm bem à primeira é o que uma pessoa quer, não é verdade? É que ficaram mesmo bonitos, saborosos, crocantes por fora e fofos por dentro. Yum!
Guarda já a receita!
Pães de trigo e polvilho
Ingredientes
- 1½ chávenas + 1 c. sopa farinha de trigo
- 1 chávena polvilho doce
- 1 chávena água morna
- 3 c. sopa bebida vegetal morna
- 1 c. chá sal fino
- ½ c. chá fermento de padeiro
Método
- Numa tigela pequena, mistura o fermento de padeiro com a bebida vegetal morna e a colher de sopa de farinha;
- À parte, numa tigela grande, envolve as farinhas com a água morna (usa uma colher para não fazeres demasiada bagunça) e, depois, a mistura anterior;
- Tapa com um pano e deixa a levedar por, pelo menos, 3 horas;
- Passado esse tempo, transfere a massa para uma superfície enfarinhada e divide em 7 partes iguais (podes fazer mais ou menos, consoante o número de pães que desejares);
- Estende ligeiramente a massa com as pontas dos dedos (não carregues demasiado, pois não queremos tirar o ar à massa; trata-a com amor) e enrola as pontinhas para dentro, tipo dumpling. Vira o remendo para baixo e aperfeiçoa a bolinha com as mãos;
- Transfere as bolinhas para um tabuleiro forrado com papel vegetal enfarinhado e leva ao forno pré-aquecido a 220ºC por 20-25 minutos.
Caso não tenhas percebido bem as minhas instruções, deixo aqui uma timelapse a formar as bolinhas de massa, e depois o processo de enrolar as pontinhas para dentro.
E se não fui convincente o suficiente, deixo este vídeo com o resultado final… mas liga o som!!
não me responsabilizo se cair baba desse lado
Não fica com a mesma textura de um pão normal, é mais elástica por causa do polvilho, mas adorei mesmo resultado final é uma forma de dar uso a algo que estava parado cá em casa há imenso tempo.

Se fizeres, não te esqueças de partilhar!!
Sobre o polvilho doce
Este não é um alimento tradicional português, mas é muito conhecido no Brasil. É proveniente da mandioca, passando por processos de desidratação e secagem até chegar a nós.
É muito rico em hidratos de carbono e pobre em gordura, fibra e proteína. A grande vantagem é não ter glúten, tornando-se então um bom aliado para doentes celíacos ou intolerantes ao glúten não celíacos.
Deixo-te aqui algumas sugestões saudáveis para rechear o pão:
Beijinhos,
Laranja-lima
4 comentários a “Pães de trigo e polvilho”
Olá Dra. Ana.
O fermento que usou nesta receita era fresco ou em pó?
Fermento de padeiro seco, mas o fresco resulta também 🙂
Boas!
Posso acrescentar chouriço vegetal à massa?
[…] os temperos e sirva no pão ou com arroz branco – para ensopar o molhinho […]