A ideia de comer menos ao jantar não está errada. Mas significa isso que deves comer apenas sopa? Provavelmente não!
Esta ideia do «comer só sopa ao jantar» está no mesmo repertório do «só comi uma salada» ou do «troquei o pão pela granola». São as ideias de saudável que nem sempre estão certas e que às vezes têm o efeito contrário ao esperado.
A sopa em si é uma excelente opção para começar uma refeição (ou terminar, ou até como lanche). É rica em fibra, vitaminas e minerais, é confortante, saborosa e uma ótima forma de ingerir legumes.
O problema da sopa não é o que tem, mas o que não tem, pelo menos enquanto refeição principal! Faltam os hidratos de carbono, proteína e gordura, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Basicamente, se falarmos de uma sopa apenas de legumes, ela pouco mais fornece que água, fibra, vitaminas e minerais (o que é ótimo, atenção, mas não o suficiente para uma refeição principal).
Além disso, a sopa pode deixar-te satisfeito/a no momento, mas é bem provável ficar com fome uma ou duas horas a seguir, se não antes. E aqui o que acontece? Podes não ter o discernimento de fazer as melhores escolhas e acabar com um pacote de bolachas na mão.
O que acontece se comer só sopa ao jantar
Para além de poderes ficar com nutrientes em falta, é possível que te tornes numa Maria ou Joana:

De forma geral, o jantar deve ser equilibrado e completo, pelo que eu aconselho sempre a fazer a sopa acompanhada de um prato (ainda que mais leve). Para quem não gosta mesmo de comer nada além da sopa, então o melhor será fazer uma sopa mais completa, mais rica, com feijão, batata e azeite, por exemplo, para ter algum teor de proteína, hidratos de carbono e gordura.
Desta forma aliamos saúde, sabor e saciedade, prevenindo os malandros dos snacks noturnos!
Pratos leves para o jantar
Tendo por base a premissa que, depois do jantar, não te vais mexer tanto, pode ser interessante não fazer um jantar tão energético. Contudo, se treinas à noite ou perto da hora do jantar, isto não se aplica!
Estes são alguns exemplos de refeições leves que podes usar para acompanhar a sopa, sem te sentires cheio/a ou enfartado/a:
E tu, tens o hábito de comer apenas sopa ao jantar? Conta-me tudo nos comentários.
Beijinhos,
Laranja-lima
6 comentários a “Porque não deves comer só sopa ao jantar”
Eu como sopa e duas fatias pão (espelta) com húmus (as do Lidl são óptimas 🤤). Por vezes acrescento fio azeite à sopa se estiver pouco abonada 😅
Olá Joana…. mas sempre?! Ou eventualmente, quando não te apetece um jantar mais elaborado?
Olá! Treino sempre na hora de jantar, 3x por semana, então acabo por fazer um lanche reforçado e depois do treino janto sopa e uma fruta. 🙂
Na minha opinião, esse é um GRANDE erro, e é bem comum. Então quando treinas é que vais comer menos? Aí é que precisas de um pós-treino exemplar, rico em proteína e hidratos de carbono, para repor energia e potenciar o aumento de massa muscular. Este artigo pode ajudar – https://laranjalimanutricao.com/2023/03/23/pos-treino-vegan/. Se fizeres só sopa, que seja assim com um snack a acompanhar 🙂
Como quase sempre só sopa. Que tem quase sempre feijão/grão/lentilhas. Sempre com um fio de azeite. Quando não é só, como gyozas de legumes, ou 1 ovo estrelado ou uma torrada com guacamole e ovo por cima. sou muito calona para cozinhar…
Haha “calona”. Ri-me com a expressão. Eu entendo, mas nesse caso faz bem em reforçar. Ao menos é uma sopa completa.