Estes snacks para gestão de peso mostram-te uma coisa fundamental: o emagrecimento não passa pela eliminação de grupos alimentares, mas pela gestão das quantidades.
Digo isto vezes sem conta, porque continua a ser usual “cortar” nos hidratos de carbono, acabando por eliminar da dieta grupos fundamentais, como o dos cereais, derivados e tubérculos.
Ora, este é não é o maior grupo da Roda dos Alimentos por acaso. Eles são a nossa maior fonte de energia.
Agora deves estar a lembrar-te daquela dieta que fizeste há uns anos e do quão mal humorada andavas, verdade?
Normal… isso é uma consequência de dietas demasiado restritivas. Mas o que te quero mostrar hoje é que não é preciso passar por isso! Podes continuar a comer o que mais gostas (pão e chocolate incluídos, imagine-se), desde que saibas gerir as quantidades.
Não acreditas?
Nas imagens abaixo vou apresentar-te sugestões de snacks para 3 objetivos diferentes: perda, manutenção e ganho de peso.
Os cálculos baseiam-se num indivíduo adulto saudável e num aporte médio de 2.000kcal, sendo feito o devido ajuste para perda e ganho de peso. De forma geral, aconselha-se que o lanche represente 10% do Valor Energético Total, pelo que verás opções com 150, 200 e 300kcal, respetivamente.
Quero que notes que os alimentos são os mesmos nas três situações, mudando apenas as quantidades!






Como vês, nada de comida sem graça! Aqui queremos é sabor eheh
E se achas estas sugestões muito básicas e gostas é de ir para a cozinhar inventar, deixo aqui algumas receitas que te podem agradar:
E se te disserem que não podes comer muffins porque estás num processo de perda de peso, mando-as para aqui, que eu tenho as costas largas haha
Espero que este post ajude, mas já sabes que o ideal é seres acompanhada por um/a nutricionista! Podes saber mais sobre as minhas consultas aqui.
Beijinhos,
Laranja-lima