“Moelas” de seitan

Moelas de Seitan receita vegetariana portuguesa

No cardápio deste mês incluí moelas de seitan, mas depois ao fazer uma rápida pesquisa no Google, não encontrei nenhuma receita.

“Ora, cá está uma oportunidade para criar algo novo”, pensei eu. E é isso mesmo que vos trago hoje, uma espécie de “moelas”, mas feitas com seitan.

Claro que não vai saber ao mesmo, e a textura não vai ser semelhante às moelas de galinha. E na verdade, não é isso que se quer na culinária vegetariana. Quer-se sim criar sabores novos e novas memórias, dissociadas ou não dos pratos tradicionais.

Moelas blog-1

Moelas de seitan

Ingredientes (para 4 pessoas)

  • 500g de seitan (recomendo o da Próvida ou Shambala)
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 c.chá de pimentão doce
  • Sal, pimenta-preta, pimenta cayenne e piri-piri a gosto
  • 80mL de polpa de tomate biológica ou passata
  • 80mL de cerveja ou vinho branco
  • 1 c.sopa de azeite
  • 1 c.sopa de molho de soja
  • Água q.b.
  • Pão e salsa fresca para servir

 

Método

  1. Comece por picar finamente a cebola. Refogue-a em azeite, em lume médio, até ficar translúcida;
  2. Junte então os dentes de alho, também picadinhos, cozinhando ligeiramente. Adicione a polpa de tomate, o molho de soja, o louro, o piri-piri, as especiarias e deixe apurar;
  3. Refresque com a cerveja ou o vinho branco e coloque, de seguida, o seitan partido em cubos médios (mais ou menos do tamanho das moelas);
  4. Junte um pouco de água a ferver, se necessário, e tape, para que o seitan ganhe o sabor do molho. Deixe cozinhar em lume brando;
  5. Passador cerca de 15-20 minutos, prove e retifique os temperos, se necessário;
  6. Sirva com pão e salsa fresca picada.

 

Moelas blog-3

Informação nutricional por pessoa (sem contar com acompanhamentos)

IN moelas (2)

Se for para servir de entrada, sugiro acompanhar as moelas mesmo só com o pão, ou pickles. Deixo aqui umas receitas de pão que fiz, para fazer em casa:

Se for para uma refeição principal, ficará ótimo com arroz branco, para ensopar todo o molhinho.

E para quem está a procura de receitas tradicionais portuguesas mas com o twist vegetariano ou vegano deixo aqui outra sugestão, as minhas famosas “Seitanas à Portuguesa”:

Espero que goste 🤤 E se experimentar alguma receita, comente ou partilhe comigo!

Beijinhos,

Laranja-lima

Uma resposta a ““Moelas” de seitan”

Leave a Reply