Embora não faça parte da tradição portuguesa, as bolachas de gengibre acabam por ser um “símbolo” do natal 🎄
Cá em casa gosto de fazer umas inspiradas nas da Deliciously Ella, que ficam ótimas. O problema é que não são acessíveis a toda a gente, pois levam farinha teff, que não é o ingrediente mais comum para se ter em casa (e custa quase 6€…).
Por isso mesmo, decidi criar uma versão minha, que começou como todas as minhas outras receitas: pensar no que ficaria bem, ver o que há em casa, ajustar e voilá.
Bolachas crocantes de gengibre e laranja
Vegan | sem glúten
Ingredientes (rende 24)
- ½ chávena + 2 colheres de sopa de farinha de aveia
- ½ chávena de miolo de amêndoa moído
- 1 colher de sopa de linhaça moída
- ½ colher de chá de canela
- ½ colher de chá de gengibre em pó
- 3 colheres de sopa rasas de óleo de coco derretido
- 3 colheres de sopa rasas de xarope de agave
- Raspa de ½ laranja
Método
- Pré-aqueça o forno a 180ºC;
- Numa tigela grande, misture os ingredientes secos, à exceção das duas colheres de farinha de aveia;
- Adicione os ingredientes húmidos e amasse com as mãos até conseguir uma mistura homogénea;
- Passe a massa para uma bancada limpa polvilhada com farinha, e vá acrescentando, aos poucos, a restante farinha de aveia até conseguir estender a massa com um rolo de pizza, sem colar;
- Depois de ter a massa estendida de forma uniforme, com cerca de 5mm de altura, corte as bolachas com formas natalícias e alinhe-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal;
- Repita o processo até acabar a massa e asse por 13 a 15 minutos.
Se não tiver estes ingredientes em casa, use o que tem.
A farinha de aveia pode ser substituída pela de qualquer outro cereal ou grão, como a de trigo integral, trigo sarraceno, quinoa, arroz ou espelta. Em vez do miolo de amêndoa também pode usar o de caju ou avelã, que fica igualmente bem. Se não tiver linhaça moída use chia, e se não tiver xarope de agave use o de ácer, de tâmaras ou mel (não é vegan).
Sugiro que sirva as bolachinhas com um chá ou leite dourado, que sabe tão bem nos dias mais frios. Para o leite, basta aquecer bebida vegetal (eu usei de aveia) e misturar 1 colher de chá de curcuma, ½ colher de chá de canela, ½ colher de chá de xarope de agave ou outro, e uma pitada de pimenta preta.
Espero que goste 🙂
Beijinhos,
Laranja-lima