Abacate? Sim, por favor!

O que vos trago hoje não é novidade nenhuma, até porque já publiquei uma receita de tostas de abacate há algum tempo. Mas como o que é bom é para repetir… eu quis trazer esta delícia novamente, apenas com uma decoração mais requintada (:

_20160207_100400.jpg

Toda a gente conhece este fruto? Sim, isso mesmo, é o abacate!… e foi o meu pequeno-almoço delicioso de sábado, que quero partilhar convosco (:

Não é por nenhuma razão em especial, mas é que ficou tão bonito e tão bom que eu acho que merece um post dedicado só a ele!

Falando um bocadinho do abacate, ele apresenta imensos benefícios para a nossa saúde1, sendo alguns deles:

    1. É um alimento super nutritivo! De salientar que, por 100g de parte edível, o abacate fornece 114kcal, 8.3g de ácidos gordos mono e polinsaturados (gorduras saudáveis), 3g de fibra e ainda várias vitaminas e minerais, como Vitamina B1, B2, B3, B6, C e E, potássio, fósforo e magnésio2;

    2. Tem mais potássio que a banana. O potássio é um mineral muito importante, pois ajuda a manter níveis saudáveis de pressão arterial, e muitas pessoas não consomem o suficiente;

    3. Fornece gorduras saudáveis. Desengane-se quem pensa que o abacate é um alimento magro. Não é! Aliás, cerca de 77% das calorias desta fruta provêm da gordura… mas não é uma gordura qualquer, é ácido oleico – uma gordura monoinsaturada também presente no azeite e que se associa à redução do risco de doença cardiovascular;

    4. É rico em fibra. A fibra ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e contribui para a saúde da flora intestinal.

E para mim o ponto mais importante: a sua textura cremosa e o seu sabor rico!

Resultado de imagem para guacamole

O abacate é muito conhecido por ser o ingrediente principal do guacamole, tipicamente mexicano. Apesar de ser muito bom, eu prefiro simplificar e normalmente utilizo apenas sal, pimenta preta e limão, ao invés de cebola roxa, coentros, etc.

É tão simples como isso: abacate, sal, pimenta preta e limão.

_20160207_100418

Ficou lindo não ficou? (:

Confesso que a parte de fatiar o abacate exige alguma paciência, porque é muito delicado… mas valeu a pena!

Se preferirem podem tirar a polpa do abacte à colher, esmagar com um garfo e temperar. O sabor é o mesmo e com metade do trabalho.

Espero que gostem ✿

Laranja-lima

  1. authoritynutrition.com/12-proven-benefits-of-avocado/
  2. insa.foodcase.ch/foodcomp/food?703

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s