Fruta matinal

“Uma torrada e uma meia de leite, por favor”

Começa assim o dia de muitos portugueses: a tradicional torrada encharcada com manteiga e uma meia de leite com 2 pacotes de açúcar a acompanhar. “Pão, leite e manteiga não é assim tão mau, pois não?”

É pois! Em termos de calorias mais valia começar o dia com um cheesburger suculento – são as mesmas 300kcal, mais coisa menos coisa.

“Mas se a torrada não pode ser, vamos então pedir um croissant ou um bolo de arroz – não tem creme, não faz mal” -, dizem eles.

Não podiam estar mais errados! Um bolo de arroz (que tem à vontade mais de 100g) passa as 400kcal e os 60% de açúcar, e não estamos a falar de açúcar saudável, mas daquele que vem acompanhado com gordura trans e que é absorvido tão rápido que a fome aparece num instante.

Nesse caso, como devemos começar o dia?

Muito simples: acordar cedo, preparar um bom pequeno-almoço e passar algum tempo de qualidade com a família.

É cada vez mais raro ver uma família junta à mesa a cada refeição – é o trabalho, é levar as crianças à escola, é andar à pressa… Com isto não se perde apenas tempo com a família, mas ganham-se hábitos pouco saudáveis, como comer rápido e optar por um pequeno-almoço pouco equilibrado ou nem sequer tomá-lo.

Há um ano também eu tomava apenas leite e umas bolachas, mas os hábitos alimentares saudáveis não se criam sozinhos, e parte de nós mudar isso! Por isso comecei a levantar-me todos os dias bem cedo, pegar na fruta que havia na fruteira, juntar um pouco de iogurte e fazer os tão deliciosos batidos de fruta matinais que alegram qualquer pessoa! Mais ainda, não os fazia só para mim, mas para toda a família, porque é muito mais fácil quando todos se comprometem a mudar!

Hoje deixo-vos alguns dos batidos que fui fazendo, normalmente com fruta da época – têm muito mais sabor!

É importante acompanhar sempre com cereais, tostas ou pão (integral, de mistura, de centeio, caseiro…) para conseguirmos uma refeição mais completa.

 

NOTA: O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e é também a minha favorita, por isso é provável que a maioria das minhas publicações sejam acerca das diferentes combinações e ingredientes que vou experimentando.

Espero que gostem ✿

Laranja-lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s