Bolinhos de inspiração oriental e perfeitos para quem é fã de marmitas. Estes faláfeis de cenoura não te vão desiludir!
Cá em casa eu sou adepta de meal prep! Gosto de preparar as minhas refeições de segunda a sexta de antemão, para não ter que me preocupar mais com isso, e assim aproveito e consigo fotografar os meus pratos com luz natural.
No entanto, fazer 3 ou 4 pratos de uma vez só exige alguma inspiração, por isso gosto de dar uma vista de olhos nos meus blogs favoritos em busca de ideias.
A receita que vos trago hoje foi inspirada na da Rita Nunes, do blog Anita Healthy. É fácil de preparar e fica maravilhosa, sendo que podes dar asas á imaginação no que toca a temperos.
Faláfeis de cenoura
Ingredientes
- 1½ chávena grão-de-bico demolhado por pelo menos 8 horas
- 1 cenoura
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 ramo de salsa
- 2 c. sopa farinha de espelta
- 1 c. sopa linhaça moída
- 1 c. café cominhos
- q.b. sal e pimenta-preta
Método
- Começa por lavar bem o grão-de-bico e deixa de molho de um dia para o outro, ou pelo menos durante 8 horas, com um pedaço de alga kombu. Este passo é importantíssimo para eliminar os antinutrientes e, assim, melhorar a digestão do grão e aumentar a absorção dos seus nutrientes;
- Escorre bem e coloca num processador de alimentos, junto com a cebola, a cenoura descascada, o alho e a salsa;
- Tritura bem até obteres uma pasta (junta um pouco de água se necessário, mas tenta ao máximo evitar por causa da textura);
- Adiciona então as farinhas gradualmente, bem como as especiarias e o sal. Deixa a massa repousar um pouco no frigorífico;
- Forra então um tabuleiro com papel vegetal e forma cerca de 12 bolas (podes humedecer as mãos para não colar tanto). Leva ao forno a 180ºC por 30 minutos.
Caso te estejas a questionar, é mesmo grão-de-bico demolhado! Não é cozido, nem de lata. Podes usar estas opções, no entanto, a textura ficará mais mole.
Aliás, esta minha outra receita de faláfeis usa grão-de-bico cozido, se preferires.

Informação nutricional
Cada falafel fica com:
- 46,0 kcal
- 1,0g gordura
- 0,1g gordura saturada
- 7,8g hidratos de carbono
- 2,1g fibra
- 2,2g proteína
Uma vez que estes faláfeis de cenoura, por si só, não são o suficiente para uma refeição principal, sugiro servir com um belo arroz malandrinho de feijão manteiga (ou outro) e grelos (ou nabiças ou espinafres).
Também pode ser uma boa opção de lanche para levar.
Como conservar
Podes guardar os faláfeis já cozinhados no frigorífico até 3 dias ou congelar até 6 meses. Contudo, se preferires, de forma a facilitar a logística na cozinha, podes também congelar as bolinhas por cozinhar e levar depois ao forno, no momento do consumo.
Espero que gostes 🙂
Beijinhos,
Laranja-lima
11 comentários a “Faláfeis de cenoura”
Olá! Adorei esta receita, irei faze-la amanhã!
Tenho uma questão, quando preparas as refeições para a semana, inclusivamente esta, costumas congelar ou deixar no frigorífico?
Olá 🙂 Se for para consumir em 2-3 dias vai para o frigorífico, se for depois disso congelo
[…] Falafels de cenoura […]
Vou experimentar joje
Yeah!! Espero que goste 🙂
Bom dia, pode-se substituir a farinha de espelta por outra farinha?
Bom dia Maria, Pode substituir sim. E de uma vista de olhos neste meu post informativo sobre as diferentes farinhas (https://www.instagram.com/p/B96olezgl-E/). Ou veja aqui no blogue https://laranjalimanutricao.com/2020/03/20/guia-de-farinhas/ 🙂
Olá! Fiz a receita mas as bolinhas achataram no forno e não cozinharam bem, apesar de fora estarem estaladiças 😞 usei grão já cozido, de lata e não deixei pré aquecer bem o forno antes de as pôr. Pode ter sido de alguma dessas variações?
Sim!! A receita é com grão demolhado, não cozido 🙂
O cozido é mais mole, pelo que teria que adicionar mais aveia, por exemplo
[…] deliciosas seitanas! Ou porque não uns hambúrgueres de grão ou falafels (de batata-doce ou de cenoura)? A verdade é que as receitas mais lidas aqui são a dos hambúrgueres de feijão preto e […]
[…] fiz por duas vezes e adorei sempre o resultado. Tenho estes de cenoura e agora trago-te esta versão com batata-doce e amendoim! Ora […]