Hey guys 🙂
Quem quer uma receita gostosa, saudável e fácil de preparar?
Eu sei que vocês querem, e é isso que vos trago hoje 😄 Uma quiche de tofu com um twist na base: em vez de uma massa típica, vamos usar batata-doce.
Bom, claro que vocês se podem manter fiéis às quiches habituais e usar massa folhada (não aconselho) ou massa quebrada (menos mal, but still…), ou podem até fazer a vossa versão caseira. Esta é só a minha sugestão.
Vamos a isso?
Quiche de tofu com base de batata-doce
Para 3 pessoas
Ingredientes
- ½ batata-doce média [aprox. 150g, mas depende do tamanho da tarteira]
- 250g de tofu firme
- 200g de feijão frade cozido
- 1 cebola
- 1 cenoura
- ½ cc de alho em pó
- ½ cc de pimentão-doce
- ¼ cc de curcuma
- ¼ cc de pimenta-preta
- 1 cs de azeite
- Sal a gosto
Método
- Comece por cortar a batata-doce em rodelas finas (se tiver uma mandolina, go for it, senão, faça como eu e ponha essas mãozinhas a trabalhar). Com cuidado e paciência, cubra o fundo e as bordas de uma tarteira com as fatias, sobrepondo-as, pois vão reduzir de tamanho no forno (mais ou menos como se estivesse a decorar um bolo de maçã);
- Pincele as fatias de batata com um pouco de azeite e asse a 180ºC por 15 minutos. Retire e reserve;
- Entretanto, prepare o recheio. Corte a cebola em fatias finas (ou pique, fica a seu gosto) e refogue com azeite, em lume brando. Raspe depois a cenoura (mantenha a casca) e envolva tudo;
- Esfarele o tofu com as mãos e acrescente à mistura anteiror, juntamente com o sal e as especiarias;
- Por último, misture o feijão frade já cozido, retifique os temperos, e recheie a tarteira, distribuindo uniformemente;
- Leve ao forno por mais 30 minutos até dourar. Deixe arrefecer por completo antes de desenformar (nesta parte é normal que caia uma batata ou outra se não as tiver posto bem juntinhas).
Informação nutricional por pessoa
Como vêem, a quiche em si é bem leve, pelo que podem acompanhar com mais batata-doce assada, por exemplo, e uma boa quantidade de legumes ou sopa.
Se quiserem, espreitem também esta versão de quiche com cogumelos. Ambas foram uma forma de veganizar a minha original, que na altura ainda levava ovos e atum.
Espero que gostem 🙂
Beijinhos,
Laranja-lima