Pão de banana vegan

Já alguma vez pensou no que escolheria se tivesse que optar por um único alimento para o resto da sua vida? Eu escolheria, definitivamente, o pão!

É versátil, saudável, completo… Contudo, muitos pães embalados tendem a ter altos teores de calorias, açúcar e gordura, portanto o melhor é mesmo fazer o seu pão em casa, onde pode controlar os ingredientes e dar asas à sua imaginação. Em todo o caso, se não se quiser dar ao trabalho, o pão fresquinho da padaria é sempre melhor que o embalado!

Ultimamente ouve-se falar muito do pão de banana, por isso decidi fazer a minha própria versão (:

Qualquer receita de pão de banana pode ser alterada, mas o ingrediente comum a todos eles é, obviamente, a banana, que é rica em potássio – pode ajudar as pessoas com alta pressão arterial. Para além do seu conteúdo mineral, as bananas são uma boa fonte de hidratos de carbono, essenciais ao funcionamento do cérebro e do corpo, e têm um sabor naturalmente doce(1).

Em vez da usual farinha branca, o pão de banana é feito com farinhas integrais, ricas em vitaminas e minerais, incluindo vitamina B-6 e magnésio, e em fibra, o que ajuda na regulação do trânsito intestinal e aumenta a saciedade(1).

Finalmente, eis a minha receita para um pão de banana saudável e delicioso:

Ingredientes

  • 1 chávena de banana madura esmagada
  • 3/4 chávena de bebida de amêndoa
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 ½ chávena de farinha integral
  • 1 chávena de flocos de aveia (dos mais finos)
  • 1 ½ colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 1/4 colher de sobremesa de sal

 

Preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 175ºC;
  2. Num recipiente grande, misturar a banana esmagada, o azeite, a bebida de amêndoa e a essência de baunilha até obter uma textura cremosa. Numa tigela à parte, juntar a farinha integral, os flocos de aveia, o fermento, o sal e a canela.
  3. Adicionar os ingredientes húmidos aos secos e misturar até ficarem combinados (não mexer demasiado);
  4. Colocar o preparado numa forma previamente untada com óleo vegetal e levar ao forno por 50 minutos ou até o palito sair seco (fazer o teste do palito);
  5. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar.

 

A receita original também levava mel, ovos, bicarbonato de sódio e concentrado de maçã, mas decidi não incluir esses ingredientes porque:

  • As bananas já são doces o suficiente, não é preciso adicionar mais açúcar; além disso, a baunilha, a canela e a bebida de amêndoa já conferem um sabor agradável e adocicado ao pão;
  • O ovo não é necessário para unir todos os ingredientes, as bananas já têm esse papel e é uma maneira de deixar a receita vegan;
  • Simplesmente não tinha bicarbonato de sódio nem concentrado de maçã, por isso ignorei o primeiro e substituí a maçã pela colher de azeite;
  • Além destas alterações, também adicionei coco ralado nos últimos 5 minutos de cozedura apenas para dar uma camada extra de sabor.

DSC_6824

Como nutricionista e jogadora de voleibol, penso que este pão de banana pode ser uma excelente opção de lanche pré-treino, uma vez que fornece os açúcares que precisamos. A minha sugestão passa por comer uma fatia (ou duas) de pão de banana com mel, xarope de melaço, geleia, marmelada, compota, ou mesmo manteiga de amendoim, para completar os açúcares de absorção rápida necessários, ou simplesmente adicionar fruta.

 

Espero que gostem ❀

Laranja-lima

  1. www.livestrong.com/article/268303-what-are-the-health-benefits-of-banana-bread/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s