A saudável e simples alternativa ao pão
Já alguma vez pensou no que escolheria se tivesse que optar por um único alimento para o resto da sua vida? Eu escolheria, definitivamente, o pão! Neste caso, pão com um twist: pão de banana (e sim, vegan)!
É versátil, saudável, completo… Contudo, muitos pães embalados tendem a ter altos teores de calorias, açúcar e gordura, portanto o melhor é mesmo fazer o seu pão em casa, onde pode controlar os ingredientes e dar asas à sua imaginação. Em todo o caso, se não se quiser dar ao trabalho, o pão fresquinho da padaria é sempre melhor que o embalado!
Ultimamente ouve-se falar muito no pão de banana, por isso decidi fazer a minha própria versão (:
Benefícios da banana
Qualquer receita de pão de banana pode ser alterada, mas o ingrediente comum a todos eles é, obviamente, a banana, que é rica em potássio – pode ajudar as pessoas com alta pressão arterial. Para além do seu conteúdo mineral, as bananas são uma boa fonte de hidratos de carbono, essenciais ao funcionamento do cérebro e do corpo, e têm um sabor naturalmente doce(1).
Benefícios da farinha integral
Em vez da usual farinha branca, o pão de banana é feito com farinhas integrais, ricas em vitaminas e minerais, incluindo vitamina B-6 e magnésio, e em fibra, o que ajuda na regulação do trânsito intestinal e aumenta a saciedade(1).

Pão de banana vegan
Ingredientes
- chávena banana madura esmagada
- 3/4 chávena chávena de bebida de amêndoa
- colher de sopa azeite
- colher de sopa essência de baunilha
- 1 1/2 chávena farinha integral
- chávena flocos de aveia dos mais finos
- 1 1/2 colher de sobremesa fermento em pó
- colher de sobremesa canela
- 1/4 colher de sobremesa sal
Método
- Pré-aquecer o forno a 175ºC
- Num recipiente grande, misturar a banana esmagada, o azeite, a bebida de amêndoa e a essência de baunilha até obter uma textura cremosa.
- Numa tigela à parte, juntar a farinha integral, os flocos de aveia, o fermento, o sal e a canela.
- Adicionar os ingredientes húmidos aos secos e misturar até ficarem combinados (não mexer demasiado).
- Colocar o preparado numa forma previamente untada com óleo vegetal e levar ao forno por 50 minutos ou até o palito sair seco (fazer o teste do palito).
- Retirar do forno e deixar arrefecer por completo antes de desenformar.
A receita original também levava mel, ovos, bicarbonato de sódio e concentrado de maçã, mas decidi não incluir esses ingredientes porque:
- As bananas já são doces o suficiente, não é preciso adicionar mais açúcar; além disso, a baunilha, a canela e a bebida de amêndoa já conferem um sabor agradável e adocicado ao pão;
- O ovo não é necessário para unir todos os ingredientes, as bananas já têm esse papel e é uma maneira de deixar a receita vegan;
- Simplesmente não tinha bicarbonato de sódio nem concentrado de maçã, por isso ignorei o primeiro e substituí a maçã pela colher de azeite;
- Além destas alterações, também adicionei coco ralado nos últimos 5 minutos de cozedura apenas para dar uma camada extra de sabor.
Ideal para lanche e pre-treino
Como nutricionista e jogadora de voleibol, penso que este pão de banana vegan é uma excelente opção de lanche pré-treino, uma vez que fornece os açúcares que precisamos. A minha sugestão passa por comer uma fatia (ou duas) de pão de banana com mel, xarope de melaço, geleia, marmelada, compota, ou mesmo manteiga de amendoim, para completar os açúcares de absorção rápida necessários, ou simplesmente adicionar fruta.
Carregue nas imagens e descubra mais receitas saborosas



Espero que gostem ❀
Laranja-lima
Um comentário a “Pão de banana vegan”
[…] segue um estilo de vida vegan, pode usar esta receita e cobrir as bananas com um chocolate que cumpra os […]