Este foi o bolo que fiz para o primeiro aniversário do Francisquinho. É vegan, sem açúcar, e totalmente adequado para bebés.
Como provavelmente sabes, o açúcar é totalmente desaconselhado nos primeiros dois anos de vida do bebé. Isto não inclui apenas o açúcar branco, mas também adoçantes mais naturais, como o agave e o mel.
«E as tâmaras ou sultanas, podemos?»
Idealmente, também não! São frutas desidratadas, com maior concentração de açúcar e que, muitas vezes, ainda são banhadas com xarope de glicose para ficarem brilhantes. O que usamos então?
Resta-nos a fruta ao natural, essa sim nutritiva e doce o suficiente para o paladar dos bebés (e dos adultos, já agora). As que mais gosto de usar, até por uma questão de textura, são bananas maduras e maçã cozida em forma de puré.
Olha que lindo que ficou:

A receita é uma das minhas favoritas do meu livro «Vegetariano nas quatro estações», que podes comprar aqui, por exemplo. A versão original envolve pepitas de chocolate que, naturalmente, excluí neste caso.
Precisamente por isso, precisei de dar mais sabor a este bolo de aniversário e a estratégia passou por adicionar um recheio – manteiga de amendoim -, e uma cobertura – creme de coco com raspa de limão.
Todos os ingredientes são adequados a bebés, sem descurar o sabor. Ficou maravilhoso e nem os avós se queixaram da falta de açúcar haha

Este bolo também é excelente para bebés (e adultos) alérgicos à lactose, à proteína do leite de vaca e ao ovo, uma vez que nenhum desses ingredientes foi utilizado.
Já suscitei a tua curiosidade? Vamos lá à receita então:
Bolo de aniversário para bebés
Ingredientes
- 3 bananas maduras
- 1 chávena bebida de soja 250mL, pode ser outra bebida vegetal
- 30 mL azeite pode ser óleo vegetal
- 1 c. sopa vinagre de fruta
- 1 chávena farinha de trigo 120g
- 1 chávena farinha de trigo integral 120g
- ½ chávena polvilho doce
- 3 c. chá fermento em pó
- 1 c. chá canela
- 1 pitada bicarbonato de sódio
Para a cobertura (opcional)
- 1 lata pequena creme de coco apenas a parte sólida
- 1 limão apenas a raspa
Para o recheio (opcional)
- 2 c. sopa manteiga de amendoim
Método
- Pré-aquece o forno a 180ºC;
- Tritura as bananas com a bebida de soja, o azeite e o vinagre. Reserva;
- Numa tigela média, mistura os ingredientes secos, envolvendo de seguida a mistura húmida com uma vara de arames;
- Verte sobre uma forma redonda forrada com papel vegetal e assa por 45 minutos;
- Deixa arrefecer completamente sobre uma grelha de arrefecimento e, com uma faca de serra, corta o topo do bolo até conseguires uma superfície lisa. Corta também a meio, na horizontal;
- Barra então o interior com a manteiga de amendoim e coloca a parte de cima do bolo. Prepara a cobertura.
- Bate o creme de coco numa batedeira (velocidade baixa inicialmente), envolvendo também a raspa do limão;
- Cobre o bolo com uma espátula e guarda no frigorífico até à hora de servir.
Dúvidas frequentes:
Para que serve o bicarbonato de sódio? A função do bicarbonato é atuar com algo ácido, como o vinagre, deixando o bolo mais fofo. Também ajuda a dar uma tonalidade dourada, mais apelativa;
Posso usar outra farinha? Sim, à partida podes fazer uma troca direta entre as farinhas que sugiro e as de outros cereais, como aveia. É muito importante que não uses de outro grupo alimentar diferente (exemplo: trocar trigo por amêndoa), pois afetará totalmente o resultado.
Sou celíaco/a, posso fazer uma versão sem glúten? Sim, podes substituir as farinhas de trigo por arroz, quinoa ou trigo sarraceno, mas não posso garantir que o resultado seja exatamente o mesmo.
O polvilho doce é mesmo essencial? Sim, é mesmo essencial, porque deixa o bolo mais leve e homogéneo (não fica massudo, como alguns bolos de banana). Sendo um amido, em teoria, poderás experimentar trocar por amido de milho ou farinha de araruta.
Vais experimentar? 🙂
Beijinhos,
Laranja-lima