Bolo de maçã sem glúten

Outono que é outono tem bolo de maçã, e tem canela, e tem cheirinho de aconchego 🍂


 

Bom, há umas semanas os papás decidiram comprar uma Bimby®. Não por serem fracos cozinheiros, que não são (de todo), mas porque seria útil, segundo eles.

Eu nunca fui muito a favor dessa coisas. Acho que é um investimento enorme e que não mostra o mínimo talento. Se é para cozinhar, então que seja à antiga… bom, com fogão, e não numa fogueira, mas que seja com as “mãos”, vá.

Continuando… o certo é que aquela geringonça até é jeitosa. E a Ana teve que engolir o orgulho. E agora a Ana cozinha naquilo. E a Ana faz coisas muito boas naquilo.

Mas atenção, eu não meto os ingredientes lá para dentro e sigo as instruções da máquina! Não senhor! Eu vou criando as minhas receitas, mas com recurso àquele botãozinho da velocidade (dá muito jeito).

 

Enough is enough, Ana. Focus!

 

Bom, então este fim-de-semana deu-me para fazer um belo bolo, porque estava com vontade de comer algo docinho. Quem nunca, não é?

Mas como o meu lado de nutricionista nunca me deixa usar açúcar e essas coisas (fico com a consciência pesada), adaptei uma receita da Bimby® e fiz uma coisinha mais saudável.

 

DSC_0003 (3)

 

A receita original mandava usar vários ingredientes que não fazem parte da minha alimentação, por isso fiz algumas substituições:

  • Farinha branca ↬ Farinha teff
  • Açúcar ↬ Açúcar de coco
  • Manteiga ↬ Manteiga (no way I would replace that)

 

Tenho quase a certeza que torceram o nariz ao ler que usei manteiga, mas a verdade é que a manteiga não é assim tão “maléfica” como se pensava. A sua associação com as doenças cardiovasculares e a mortalidade é mínima, ou mesmo nula (ler mais aqui)… e se formos a ver, é bem mais natural que os cremes vegetais.

Obviamente que o azeite continua no topo dos topos e não há gordura mais saudável que essa, mas acho que nesta receita não resultaria bem, daí ter optado pela manteiga.

Quanto à farinha, eu nunca uso a farinha branca, porque não tem mesmo qualquer benefício! Normalmente opto pela integral, centeio integral, aveia ou arroz integral.

No entanto, apesar de parecerem substituições básicas, essas farinhas nem sempre resultam. A de trigo integral deixa um sabor muito intenso, e a de arroz fica muito seca, por exemplo.

Então resolvi experimentar uma coisa diferente: a farinha teff.

A sua principal vantagem, pelo menos para algumas pessoas, é não conter glúten na sua composição, além de ser uma boa fonte de ferro e antioxidantes.

Mas atenção que não é troca por troca! Como é muito mais densa, deve usar-se 25% a 50% de farinha teff em relação às outras.

Por último, o açúcar!

Já toda a gente sabe que o açúcar é o maior veneno de todos, por isso qualquer alternativa minimamente saudável é bem-vinda. Há várias opções nesse sentido, como  puré de maçã, açúcar de coco, xarope de tâmaras, mel, agave biológico, stevia, etc.

Eu escolhi o açúcar de coco, que tem um índice glicémico mais baixo e, pelo menos, tem algumas vitaminas e minerais; coisa inexistente no açúcar branco.

 

DSC_0010 (2) (1).jpg

DSC_0022 (2) (1).jpg

Bolo de maçã sem glúten

Ingredientes

 

Procedimento

  1. Pré-aquecer o forno a 180ºC;
  2. Triturar todos os ingredientes, à exceção das maçãs – eu fiz isto na velocidade 3 ou 4 da Bimby®, mas dá perfeitamente para usar um processador, ou até uma varinha;
  3. Pincelar uma forma de fundo amovível com azeite ou manteiga, colocar a massa e alisar com uma espátula – se tiverem dificuldade é normal, a massa fica bastante espessa. Reservar;
  4. Descascar as maçãs e cortá-las em quartos. Cortar tiras paralelas, tendo o cuidado de não ir até ao fundo para não as separar (como está na imagem acima);
  5. Dispor os quartos de maçã lado a lado, “enterrando” ligeiramente na massa;
  6. Levar ao forno por 30-35 minutos ou até o palito sair seco;
  7. Deixar arrefecer antes de desenformar e pincelar com um pouco de compota de maçã e beterraba.

 

DSC_0017 (2) (1).jpg

DSC_0024 (2) (1).jpg

 

Se não souberem onde comprar algum dos produtos que referi, deixo-vos aqui os links:

 

Espero que gostem 🌺

Laranja-lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s