Quem segue (ou tenta seguir) uma alimentação saudável, de certeza que já se deparou com imensas opiniões diferentes sobre temas semelhantes, mesmo dentro de profissionais da mesma área, o que resulta em pessoas confusas e em mitos.
Para além das opiniões ainda há a publicidade, ou melhor, a publicidade enganosa, que leva a população a crer que certos alimentos são saudáveis, quando não é bem assim.
Exemplo perfeito disso é o “integral”. Esta simples palavra tem um poder de persuasão incrível! É que basta estar escrito “integral” numa embalagem para o consumidor já achar que é saudável.
A verdade é que esses produtos até podem usar uma certa quantidade de farinhas integrais (menos processadas), mas para melhorar o sabor e textura é-lhes acrescentado açúcar e outras coisas semelhantes.
Por exemplo:
Como disse num post anterior, mais que olhar para os números é preciso ler os ingredientes. Neste caso:
Ingredientes: Farinha (trigo integral 57,3%, arroz 36,9%), açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido, extrato de malte de cevada, sal, xarope de glicose, regulador de acidez (fosfato trissódico), antioxidante (tocoferóis).
O que eu li foi:
Ok, trigo integral é bom, arroz também… ah cá está: açúcar, açúcar, açúcar, sal, açúcar.
Não quero com isto dizer que o açúcar, tal como a gordura, não é necessário, porque é. Mas depende da sua fonte e da quantidade utilizada.
Mesmo que a indústria alimentar procure lançar mais produtos saudáveis e se preocupe com o que o consumidor quer, no fim de tudo o que pesa mais é o custo.
A produção é barata, fica saboroso e as pessoas compram? Então perfeito! É por isso que em vez de produtos saudáveis temos um pouquinho de saudável + xaropes e óleos.
Como podemos contornar isto? ⇒ Com base no faça-você-mesmo!
É a única maneira de controlar o que ingerimos, mesmo que sejam açúcares e gorduras. Por isso mãos à obra, e experimente esta receita 🙂
Granola com maçã desidratada
🍏
Ingredientes
- 1 + 1/2 chávena de flocos de aveia integrais
- 1 + 1/2 chávena de trigo tufado (opcional)
- 1/3 chávena de frutos gordos (nozes, amêndoas, amendoins…)
- 2 c.sopa de sementes (linhaça, abóbora, sésamo…)
- 1 c.chá de canela
- 1 pitada de sal (opcional)
- 1/3 chávena mal cheia de mel (ou outro adoçante a gosto)
- 2 c.sopa de creme vegetal (à base de soja ou sementes de girassol)
- 1/2 chávena de Fruut Maçã Fuji®
- 1/4 chávena de uvas passas
Procedimento
- Misture todos os ingredientes secos numa tigela grande;
- Derreta o creme vegetal no microondas (~30 segundos) e junte o mel. Mexa bem até obter uma mistura homogénea;
- Verta o preparado anterior sobre os ingredientes secos e envolva tudo com uma colher;
- Espalhe bem sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 130ºC durante 25 minutos. Mexa a meio do tempo;
- Retire do forno, junte a maçã e as uvas passas e deixe arrefecer sem mexer. Isto vai permitir a formação de clusters (aglomerados crocantes);
- Depois de frio, armazene num frasco hermético. Se for bem acondicionado dura por várias semanas.
Por porção de 30g
Vou bater mais um bocadinho na mesma tecla… não olhem só para os números! É que mesmo que o valor energético desta granola seja superior aos cereais acima apresentados, o importante é perceber a fonte dos nutrientes!
Por exemplo: os hidratos da granola vêm sobretudo da aveia, trigo e mel; nos cereais vêm da farinha, açúcar, xarope de açúcar amarelo parcialmente invertido, extrato de malte de cevada e xarope de glicose, que são açúcares simples rapidamente absorvidos pelo organismo.
Mais que calorias, contem ingredientes!
Espero que gostem e que vos tenha convencido a optar por cereais caseiros ✿
Laranja-lima