Nunca fui grande fã de pickles. De vez em quando lá acho piada a petiscar um florete de couve-flor avinagrada, ou uma fatia de cenoura, mas acho aquilo tão forte e tão salgado que raramente como (mesmoooo raramente).
Mas há umas semanas atrás recebi um cabaz mesmo amoroso com micro vegetais da Mercearia Almalusa e tinha que inventar alguma coisa gira e diferente com eles.
O cabaz tinha micro cebolas e micro alho-francês, que usei numa sopa; micro cenouras, que comi normalmente, e depois tinha micro nabos brancos, roxos e micro beterrabas.
Estes 3 últimos não sabia muito bem como usar, mas surgiu-me a ideia de fazer pickles. Pesquisei algumas receitas, mas todas elas tinham imenso açúcar e sal, que eu não queria usar, obviamente!
Arrisquei a experimentar uma receita original e esperei duas semanas até provar os micro-pickles. Surpreendentemente ficaram bons, por isso vou partilhar a receita 😋
Pickles de nabo e beterraba
Ingredientes
- 6 micro beterrabas (ou 1 pequena)
- 6 micro nabos brancos (ou 1 pequeno)
- 6 micro nabos roxos (ou 1 pequeno)
- 1 chávena de água (250mL)
- 1 chávena de vinagre de fruta
- 1 folha de louro
- 1 pau de canela
- 6 cravinhos
- 1 c.sopa de açúcar de cana (ou mascavado)
- 1/2 c.chá de sal
Procedimento
- Descasque as beterrabas e deixe um caule pequeno em todos os vegetais;
- Coza-os ao vapor por 5 minutos enquanto leva os restantes ingredientes a levantar fervura num tacho pequeno;
- Entretanto, esterilize um frasco hermético em água fervente;
- Deixe arrefecer tudo um pouco e encha o frasco com as preparações anteriores;
- Reserve no frigorífico por uns dias para os vegetais ganharem sabor.
O veredito final: Aprovado ✔
O sabor fica suave e com um toque ácido no fim. Por ter menos açúcar e menos sal que as receitas tradicionais, algumas pessoas podem achar demasiado ácido, mas eu adorei. E as especiarias dão um toque especial ✨
Além disso, acho que usar micro vegetais em vez dos normais também fez a diferença, porque o sabor está muito mais concentrado.
Esta é uma maneira diferente e original de consumir legumes, principalmente nabos e beterrabas, tantas vezes deixados de lado por causa do seu sabor forte.
Claro que estes pickles não são tão ricos nutricionalmente como se tivesse ingerido os vegetais em cru ou cozidos ao vapor (essas são as melhores formas de consumir legumes!), mas são uma versão bem mais saudável que os disponíveis no mercado.
Espero que gostem ✿
Laranja-lima