Papas de aveia de baunilha

As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las (Paulo Coelho)

Esta pode ser uma introdução um tanto ao quanto filosófica para falar de papas de aveia, mas não deixa de ser verdade!

Já disse muitas vezes e volto a repetir: as papas de aveia são, para mim, dos pratos mais simples, mais completos e mais saudáveis que podemos comer, e sem descurar o sabor!

Desengane-se quem continua a achar que comer bem e saudável se resume a pratos monótonos, sem graça. A grelhados e a cozidos. A coisas insípidas.

Comer bem baseia-se em tomar as melhores opções nas condições que nos são dadas. Eu sei que os portugueses foram habituados a comer o seu pãozinho ou leite com cereais ao pequeno-almoço, mas a oferta hoje em dia é tanta que não há razão para não tentar mudar os hábitos.

Não quero com isto dizer que o pão não é uma boa opção. É sim senhor, sobretudo se for feito à base de farinhas pouco refinadas e se incluir apenas o essencial (farinha, fermento, água e sal q.b.), mas isso só conseguimos garantir se o fizermos em casa, o que dá um trabalhão!

É aqui que entram as papas de aveia, porque nos trazem os benefícios dos cereais integrais de uma maneira muito mais prática.

As fibras solúveis presentes na aveia ajudam na redução do mau colesterol (LDL), na manutenção de níveis equilibrados de glicose no sangue (pois retarda a digestão do amido) e no bom funcionamento do intestino. Para este último aspeto contribuem também as fibras insolúveis.

O teor de proteína presente na aveia contribui ainda para a sensação de saciedade, o que vai evitar o ataque aos snacks com elevada densidade calórica.

E se olharmos para o preço, uma embalagem de 400g de flocos de aveia custa menos de 1.00€ e dá para mais de 8 utilizações. Ainda acha que compensa comprar pão embalado ou cereais açucarados?

Se o problema é o trabalho que as papas dão a fazer, não se iluda, não é assim tão difícil!

Para uma pessoa precisa apenas de:

  • 1 chávena de leite magro (ou bebida vegetal)
  • 1/2 chávena de flocos de aveia finos (6 c.sopa rasas)
  • 1/2 c.sopa de mel (ou outro adoçante a gosto)
  • 1/4 c.chá de essência de baunilha

 

Preparação
  1. Ligue o fogão no máximo (bico médio);
  2. Coloque os flocos de aveia e o leite num tacho pequeno e deixe cozinhar;
  3. Quando estiver a ferver (~3 min) misture o mel e a baunilha e mexa bem;
  4. Coloque o fogão no mínimo e deixe cozinhar até engrossar;
  5. Quando estiver com a consistência desejada, retire do fogão e passe as papas para uma tigela.

 

Sugestão: Sirva com fruta fresca, sementes, frutos gordos ou iogurte.

DSC_7281

IN papas aveia baunilha

Espero que gostem ✿

Laranja-lima

Leave a Reply

%d bloggers like this: