Sim, leram bem… eu juntei papas de aveia e beterraba na mesma frase.
Naqueles dias em que sei que vai ser mais difícil fazer refeições completas, como quando vou viajar, gosto de juntar legumes logo ao pequeno-almoço. Pelo menos aí garanto o aporte de algumas vitaminas e minerais.
Já tinha experimentado juntar cenoura e courgete às papas de aveia, mas nunca me aventurei com legumes mais ousados… como a beterraba.
Há muito que a beterraba é usada com fins medicinais, principalmente no tratamento de patologias hepáticas, estimulando a desintoxicação do fígado.
Mas os benefícios não ficam por aí.
A betacianina, que confere à beterraba a sua cor vermelha característica, é um poderoso antioxidante que se pensa suprimir vários tipos de cancro.
Mais ainda, o seu elevado teor em fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e para baixar os níveis do mau colesterol.
Estudos têm mostrado também que o nitrato presente na beterraba ajuda a baixar a pressão arterial, prevenindo ataques cardíacos e enfartes.
Em termos de sabor, e esta é a minha opinião muito pessoal, a beterraba é adocicada, mas tem um travo a terra que a caracteriza. Muitas pessoas adoram beterraba, mas muitas detestam. Eu tenho aprendido a gostar, mas não a consigo comer de qualquer maneira.
Em cru o sabor a terra é demasiado forte, pelo que prefiro comê-la assada (fica mais docinha), mas pode cozer-se, fazer pickles, ou mesmo laminar muito fininho para comer em cru nas saldas.
Mas passando à receita de hoje…
Papas de aveia de beterraba
Para 1 pessoa
Ingredientes
- 1 chávena de leite magro, bebida vegetal ou água
- 1/2 chávena de flocos de aveia
- 1/2 chávena de beterraba assada
- 1 c.café de mel
- Raspas de limão q.b.
Procedimento
- Comece por lavar muito bem a beterraba em água corrente. Retire a parte do caule e a raiz (bom, a beterraba em si já é uma raiz… mas aqueles fios no fundo) e corte em quartos. Embrulhe em papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos ou até conseguir espetar um garfo sem resistência;
- Deixe a beterraba arrefecer e retire a pele – as mãos ficam pintadas, mas consegue lavar facilmente com água quente e limão. Reserve;
- Num tacho pequeno, cozinhe em lume baixo o leite com a aveia enquanto tritura a beterraba assada num processador (pode usar também a varinha mágica);
- Quando as papas estiverem a fervilhar, junte o mel e a beterraba triturada. Envolva bem e sirva com raspas de limão.
Espero que gostem 🌺
Laranja-lima
Um comentário a “Papas de aveia de beterraba”
[…] Papas de aveia de beterraba […]