Papas de aveia de beterraba

Sim, leram bem… eu juntei papas de aveia e beterraba na mesma frase.

Naqueles dias em que sei que vai ser mais difícil fazer refeições completas, como quando vou viajar, gosto de juntar legumes logo ao pequeno-almoço. Pelo menos aí garanto o aporte de algumas vitaminas e minerais.

Já tinha experimentado juntar cenoura e courgete às papas de aveia, mas nunca me aventurei com legumes mais ousados… como a beterraba.

Beterraba, Alimentos, Dieta, Vegetais, Agricultura

Há muito que a beterraba é usada com fins medicinais, principalmente no tratamento de patologias hepáticas, estimulando a desintoxicação do fígado.

Mas os benefícios não ficam por aí.

A betacianina, que confere à beterraba a sua cor vermelha característica, é um poderoso antioxidante que se pensa suprimir vários tipos de cancro.

Mais ainda, o seu elevado teor em fibra contribui para o bom funcionamento intestinal e para baixar os níveis do mau colesterol.

Estudos têm mostrado também que o nitrato presente na beterraba ajuda a baixar a pressão arterial, prevenindo ataques cardíacos e enfartes.

Em termos de sabor, e esta é a minha opinião muito pessoal, a beterraba é adocicada, mas tem um travo a terra que a caracteriza. Muitas pessoas adoram beterraba, mas muitas detestam. Eu tenho aprendido a gostar, mas não a consigo comer de qualquer maneira.

Em cru o sabor a terra é demasiado forte, pelo que prefiro comê-la assada (fica mais docinha), mas pode cozer-se, fazer pickles, ou mesmo laminar muito fininho para comer em cru nas saldas.

Mas passando à receita de hoje…

logoDSC_0320.jpg

Papas de aveia de beterraba
Para 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 chávena de leite magro, bebida vegetal ou água
  • 1/2 chávena de flocos de aveia
  • 1/2 chávena de beterraba assada
  • 1 c.café de mel
  • Raspas de limão q.b.

 

Procedimento

  1. Comece por lavar muito bem a beterraba em água corrente. Retire a parte do caule e a raiz (bom, a beterraba em si já é uma raiz… mas aqueles fios no fundo) e corte em quartos. Embrulhe em papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 30 minutos ou até conseguir espetar um garfo sem resistência;
  2. Deixe a beterraba arrefecer e retire a pele – as mãos ficam pintadas, mas consegue lavar facilmente com água quente e limão. Reserve;
  3. Num tacho pequeno, cozinhe em lume baixo o leite com a aveia enquanto tritura a beterraba assada num processador (pode usar também a varinha mágica);
  4. Quando as papas estiverem a fervilhar, junte o mel e a beterraba triturada. Envolva bem e sirva com raspas de limão.

 

Espero que gostem 🌺

Laranja-lima

 

logoDSC_0316.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s