Uma nutricionista por Berlim

Porque viajar é o melhor remédio


🗺

Bom, este não é o tipo de artigo que costumam ver aqui pelo blog, mas eu achei que tinha que partilhar a minha (pequeníssima) experiência em Berlim convosco!

Dizem que viajar é a única coisa que compramos que realmente nos enriquece. Por muito cliché que isto soe, acaba por ser verdade.

É tão bom viajar, conhecer países diferentes, com culturas diferentes e, de preferência, com boa gastronomia 😋

Quem me “ouvir” pensa que sou muito viajada, mas desenganem-se! A maioria dos países que visitei foi ao serviço da Seleção Nacional de Voleibol. Apenas recentemente ganhei o bichinho de ir para conhecer, ou pelo simples prazer de ir, então aproveitei e em Junho de 2017 fui visitar uma grande amiga a Berlim.

Nossa Ana, no ano passado e só agora é que publicas?!

Obviamente que a obriguei a fazer de guia turístico e a levar-me a todos os sítios que eu queria ir. E deixem-me dizer-vos: se não souberem falar alemão ou se não forem com alguém que saiba, Berlim não é a cidade mais acessível de sempre. Eu não achei, pelo menos.

Como eu só fui 3 dias, ou 2 basicamente, tivemos que andar sempre a correr e fazer vários km a pé, mas valeu bem a pena.

Mas pronto, não vos quero fazer propriamente um guia dos locais que visitamos, afinal isto é um blog de nutrição, mas posso deixar-vos a lista de restaurantes/cafés que visitei 😁

Daluma

Obviamente que tinha que começar por este!

Foi o pequeno-almoço de sábado e arrisco-me a dizer que foi a melhor refeição de todas.

O espaço é escondido, mas muito engraçado. É diferente de tudo o que temos em Portugal, já que as mesas são poucas e as pessoas sentam-se numa espécie de bancada, junto à janela, apenas com almofadas e um pequeno bloco de apoio.

No menu há tudo o que uma nutricionista pode querer, desde tostas de abacate a pudins de chia, passando por papas de aveia e smoothies.

Também há opções prontas a levar, como bolinhas energéticas, shots termogénicos e sumos naturais.

Eu optei por uma tosta de abacate com base de tomate seco e caju, nozes, legumes folhosos, sementes de sésamo e um ovo escalfado como extra. Acompanhei com água aromatizada de limão e pepino.

A Naomi (minha amiga) pediu pudim de chia com açaí (não aprendeu nada comigo… açaí) e um sumo de curcuma, pimenta-preta, caju, manga, tâmaras, baunilha e canela.

 

IMG_0864 (1)

_IMG_0872

_IMG_0869

 

Café Mugrabi

Este espaço está “taco-a-taco” com o Daluma em tudo, apesar de serem muito diferentes.

Foi onde almoçámos no sábado e foi tão, mas tão bom!

Mais uma vez, não é na zona central, mas fica em frente a um parque, com mesas na rua, numa zona mais recatada mas muito bonita.

Depois de 10km a andar, eu só dizia que me apetecia um prato com molho e um pãozinho para ensopar (quem não gosta de confort food?), então acabei por escolher shakshuka, que são basicamente ovos escalfados (neste caso orgânicos) em molho tunisino de tomate, chilli e cebola, servido com sourdough bread (uma espécie de pão lêvedo) e tahini (pasta de sésamo). Eu pedi com o extra de queijo feta.

A Naomi escolheu (ou melhor, eu escolhi, porque ela nunca sabe o que pedir 😅) Sabich roll, que é pão pita recheado com hummus, beringela assada, batata, ovo orgânico, ervas frescas e manga em pickle.

Estava tudo ótimo, e foi a comida perfeita depois de uma longa manhã de passeio.

 

_IMG_1038

_IMG_1036

_IMG_1037

_IMG_1035

 

Gotcha | Fine Asian food

Este também não foi planeado, mas acabou por ser o nosso jantar de sábado. Estávamos numa rua cheia de restaurantes de um lado e do outro, todos com luzinhas giras e bom ambiente, mas este era o único que tinha mesas 😅

Era um espaço de fusão de comida asiática.

Optei pelo Bao Burger de frango, que é servido em pão bao, com vários legumes, batata-doce e um molho (confesso que já não me lembro…). E também pedimos uma bebida toda esquisita.

 

_IMG_1061_IMG_1068

 

Silo Coffee

Foi onde começámos o meu último dia por terras alemãs… e não podíamos ter começado de pior maneira!

O Silo Coffee parecia tudo de bom: espaço cool, estava “à pinha”, a comida era super bonita e apetitosa… mas ficava-se por aí.

O sabor não nos convenceu, e o preço muito menos!

Eu pedi um cappuccino porque estava um dia chuvoso e apetecia-me algo quente, e  para comer escolhi abacate em tosta sironi, com hummus, compota de tomate-cereja caseira e salada.

Bom, o cappuccino veio muito antes da tosta, pelo que acabou por ficar frio. E o sabor da tosta ficou muito aquém.

Screenshot_2018-02-28-17-31-39.png

_IMG_1088.jpg

 

Tak-tak | Polish deli

Este restaurante não tinha sido planeado, mas foi o nosso almoço de domingo e valeu bem a pena.

Não é comida tradicional alemã, mas numa cidade tão multicultural como Berlim, uma refeição polaca pareceu-nos muito bem.

Mais uma vez, é um espaço super escondido e quando chegámos estava completamente vazio, o que me deixou de pé atrás… mas a ementa até parecia interessante, por isso ficámos.

Desta vez pedimos uma sopa cada uma e dividimos um prato de pierogis.

Eu comecei então com jarzynowa, que eles descreviam como uma sopa de vegetais vegan e sem glúten. Basicamente era um caldo com alguns legumes e feijão branco, servida com cebolinho e natas azedas (sour cream). A Naomi arriscou tudo e foi para uma sopa de beterraba com endro, pepino, rabanete e também com as natas azedas.

Os pierogis que comemos depois são uma espécie de dumplings com diferentes recheios, servidos com natas azedas, cebolinho e cebola frita. Nós pedimos 1 de cada para experimentar. Havia de:

  • Couve em pickle e cogumelos selvagens desidratados;
  • Batata, queijo cottage e parmesão;
  • Beterraba, alcaparras, rabanete e queijo de cabra;
  • Peru, tomate seco e queijo feta;
  • Carne picada.

Inesperado, mas muito bom!

 

_IMG_1171

_IMG_1174

(estas fotos foram mais à pressa, que já não havia muita bateria)

 

E pronto, ficam aqui com a minha experiência foodie em Berlim, com um ano de atraso… but you know what they say: better late than never 😅

Espero que tenham gostado 😋

Beijinhos,

Laranja-lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s