Estás num processo de perda de peso, vais de férias entretanto e já estás a pensar como raio vais conseguir conter os estragos nas férias? Hoje trago-te algumas estratégias simples e que eu própria aplico, não só nas férias, mas todo o ano.
Mais do que ciência, hoje trago-te sobretudo uma opinião referente à contenção de estragos nas férias e quando vamos jantar fora.
As minhas últimas consultas têm batido muito nesta tecla de “conter estragos” nas férias e não deitar o trabalho de meses a perder, sobretudo para quem está a tentar perder peso.
De facto, nesta altura nós não queremos focar nos quilos perdidos, não é esse o objetivo nas férias, mas sim tentar manter.
É normalíssimo que as rotinas sejam diferentes, que se jante mais fora, que se coma mais ou diferente do habitual, que se saia mais com amigos… eu ficaria chateada é se isso não acontecesse e se a pessoa não aproveitasse por estar a tentar perder peso!
Mas há estratégias que podemos aplicar para tentar minimizar o impacto de jantar fora mais amiúde:
1) NÃO CHEGAR AO RESTAURANTE COM FOME
A maior rasteira dos restaurantes está logo nas entradas, sobretudo quando são apresentados salgadinhos. Num prato destas delícias está o plafond energético da refeição inteira *sad*.
Então tenta comer uma sopa ou fruta antes de saíres de casa, e opta por alimentos mais leves na entrada. Aquilo que é apresentado varia muito de restaurante para restaurante, mas melão, azeitonas e ovos de codorniz podem ser uma opção válida, ou camarão cozido para quem consome.

2) POR CADA COPO DE VINHO, DOIS DE ÁGUA
O álcool tem 7kcal/g e são calorias “inúteis” porque realmente não vão nutrir o nosso corpo (só a alma, eu sei). E é muito fácil exagerar e beber um copo de vinho atrás de outro, sobretudo em jantares que se prolongam pela noite dentro.
Então esta regra vai ajudar-te a diminuir o consumo, a manteres-te hidratado e, possivelmente, a evitares uma ressaca no dia seguinte.

3) TEMPERAR A SALADA NO PRATO
Em vez de vir já temperada, opta por seres tu a gerir as quantidades. A gordura tem 9kcal/g e já sabemos como o português gosta de um bom lago de azeite, principalmente nos restaurantes.
Desta forma, consegues controlar a gordura adicionada. Além disso, começar a refeição com uma boa salada, com legumes folhosos, pode ajudar-te a controlar as quantidades que vais comer a seguir.

4) PENSA NO MOMENTO DA REFEIÇÃO QUE QUERES PRIORIZAR
Eu sou doceira, logo, há alturas em que entro nos restaurantes já a olhar para as sobremesas. Ora, eu já sei que vou ter ali um teor considerável de hidratos de carbono e açúcares, então porque não pedir um prato mais leve, mais focado na proteína para conseguir equilibrar mais ou menos a refeição?
E o contrário também é válido! Se priorizas as batatas-fritas, por exemplo, então a sobremesa pode ser mais leve, uma fruta, ou algo doce a dividir por várias pessoas.

Costumas colocar alguma destas estratégias em prática? Queres partilhar outras dicas com a malta?
Beijinhos e boas férias,
Ana Monteiro

