“Só Como Chocolate Preto”

Batalha de Alimentos: Schokolade Os Chocolates Schokolade

Na rúbrica “Batalha de Alimentos” de hoje, vamos comparar uma das minhas grandes perdições, os chocolates! E uso o plural, sim, porque para além das diferente marcas e variedades, encontramos 3 tipos de chocolate: o Preto, de Mistura, mais conhecido por de Leite, e o Branco. No final deste artigo, espero que o famoso dilema “Será que devo ir contra a vontade de comer o meu chocolate favorito e optar por comer chocolate preto?” deixe de ser eterno.

Quantas vezes deste por ti a querer comer um Milka Oreo, mas a escolher um chocolate com mais de 75% de cacau porque dizem que faz melhor?!

I mean… been there, done that… Mas vale a pena?

O post informativo no meu instagram encontram aqui: “Só como Chocolate Preto“.

Calorias

A verdade é que a nível de valor energético não há muitas diferenças que o justifiquem:

informação nutricional chocolates por 100g

Quais as diferenças?

A percentagem de cacau e, consequentemente, de manteiga de cacau e açúcar de adição, são os fatores que maioritariamente diferenciam os vários tipos de chocolate. Naturalmente, o teor de micronutrientes vai ser diferente também. Um ponto importante em relação ao chocolate preto, é que apesar do valor significativamente maior de ferro, este acaba por não ser uma boa fonte, porque os flavonóides do cacau interferem com a sua absorção.

valores nutricionais micronutrientes chocolates

Potenciais benefícios e malefícios

Deixo-vos aqui o abstrato de um artigo científico sobre o impacto do chocolate na saúde cardiovascular. Por um lado, chocolates com elevada quantidade de cacau, protejem a nossa saúde cardiovascular. Por outro lado, o abuso, ou seja, consumo em excesso de chocolate, pode causar problemas cardíacos, devido ao teor de cafeína inerente no cacau.

Impacto do chocolate na saúde cardiovascular

Conclusão

Se recorrermos ao chocolate pelos seus benefícios a nível de saúde, certamente que é mais interessante optar por um com maior percentagem de cacau. No entanto, a meu ver, existem outras fontes de flavonóides e micronutrientes, nomeadamente frutas e legumes, que conseguimos incluir facilmente na nossa alimentação, não se justificando a ingestão de chocolate por essa razão.

Se é pelo sabor e pelo prazer (que é super válido!), então mais vale escolher um que gostemos realmente, seja com 80% ou 30% de cacau.

Como vimos anteriormente, a nível energético o chocolate negro não é mais vantajoso que os restantes, daí frisar que o mais importante é mesmo que tenhamos prazer no ato de comer. E neste contexto, não posso deixar de mencionar uma coisa (!!): no momento de comer qualquer chocolate, devemos apreciar com todos os nossos sentidos as suas diferentes características. Começando por partir o quadrado e ouvir o estalar, passando por cheirar o pedaço e, finalmente, então, apreciar o sabor na boca. E quem diz isto em relação ao chocolate, diz isto em relação a qualquer comida e refeição. Quem quiser saber mais sobre este tema, que não se singe a comida, recomendo uma pesquisa sobre “Mindfulness”, em portugues “atenção plena“.

Mas sim, é verdade que o chocolate negro, por ter um sabor bem mais intenso, deixa-nos mais satisfeitos, não havendo tanta necessidade de continuar a comer. Já o chocolate de leite, ou mesmo o branco, levam-nos a um segundo e terceiro quadrado, mais facilmente. Isto pode ser um fator importante, quando o objetivo é a perda de peso.

Chocolates Vegan

Bom, este é um ponto extra, fora do objetivo principal do artigo, mas que vos pode interessar. Aqui apresento uma compilação de alguns chocolates vegan no mercado, para que não precisem de estar sempre a ler os ingredientes. You can thank me later!

Chocolates de Culinária

Pantagruel Chocolates de Culinária
C

Chocolates Negros

Diversas Marcas de Chocolates Negros

Chocolates com Misturas

Opções de Chocolates com Misturas em Portugal

Chocolates Brancos

varias marcas de chocolates brancos veganos em portugal

Quais as vossas marcas favoritas? Já sabem que eu, apesar de não resistir a um quadradinho de chocolate, de vez em quando, sou é mesmo fanática por usa-lo nas minhas receitas: Seja a fazer Brownie, Bolachas de Coco, Mousse de Chocolate ou então aquele Petit Gateau com recheio líquido, de fazer crescer água na boca… Vejam só as imagens em baixo!

Beijinhos,

Laranja-Lima

Não percas nenhuma NOVIDADE! Subscreve, adicionando o teu Email aqui em baixo e lê em primeira mão os meus artigos e receitas!

Estou a adicionar-te aos meus contactos…
Obrigada! Sempre que criar receitas e artigos novos, vais logo saber 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s