Castanhas quentes e boas

Há uma certa confusão na hora de consumir este maravilhoso alimento de outono. Será bem empregue como sobremesa, fonte de gordura, ou ficará melhor como substituto do arroz?!

Bom, as castanhas entram na categoria dos frutos oleaginosos, a par das nozes, amêndoas e avelãs, mas na verdade a sua composição nutricional é bastante distinta!

Repara na Tabela 1:

Comparação entre a informação nutricional das castanhas assadas e de outros frutos oleaginosas (amêndoa, avelã e noz)
Tabela 1 – Comparação entre a informação nutricional das castanhas assadas e de outros frutos oleaginosas (amêndoa, avelã e noz)

Vemos então que, apesar de entrar na mesma categoria de alimentos, as castanhas têm uma composição nutricional diferente das restantes oleaginosas.

Por serem essencialmente fonte de hidratos de carbono, as castanhas acabam então por aproximar-se mais dos cereais, derivados e tubérculos. Vejamos:

Comparação entre a informação nutricional das castanhas assadas e cereais, derivados e tubérculos (arroz, massa e batata)
Tabela 2 – Comparação entre a informação nutricional das castanhas assadas e cereais, derivados e tubérculos (arroz, massa e batata)

Então a melhor forma de as consumires será como substituição dos mesmos, seja nas refeições principais ou nas intermédias. Por exemplo:

fatias de pão integral e arroz cozido equivalente das castanhas assadas
Imagem 1 – Equivalentes das castanhas assadas

Agora vai assar umas castanhas e saboreia-as sem qualquer culpa! É uma ótima alternativa para os típicos lanches saudáveis nesta época do ano (Outono).

Ah, e já que vais ter castanhas assadas em casa, que tal experimentar esta deliciosa receita cheia de sabores de outono: Castanhas e Abóbora com Tofu no Forno?

Tofu Assado com batatas e castanhas
Assado de Tofu com Castanhas e Abóbora

Vegetal e Sazonal

Já sabem que eu valorizo muito a sazonalidade do que consumo, pois os alimentos são bem mais ricos, tanto a nível de sabor como nutricional. E quem não associa castanhas e abóboras ao Outono? 🍂

Castanhas 🌰

Não consigo pensar num alimento que grite mais “OUTONO!!” que as castanhas. Quem nunca foi apanhar castanhas caídas no chão por baixo dos castanheiros, para mais tarde assar em casa? Pois é, e se há dia em que não podem faltar castanhas assadas é no dia de São Martinho! E o melhor de tudo, é que para além do elemento da sazonalidade, as castanhas, normalmente, também são da região…principalmente se o vizinho tiver um castanheiro, né? 😉

Vamos lá aos factos: Entre meados de Outubro até ao final de Dezembro considera-se que estamos na época da castanha.

Para quem quiser saber mais sobre castanhas, recomendo ler o meu post informativoFalamos de castanhas?” – aqui respondo a questões acerca de quantidades, onde podem entrar num plano alimentar, o que substituem, etc.

Abóbora

Já as abóboras, apesar de haver uma forte associação com o Outono, devido ao Halloween (Dia das Bruxas), a verdade é que é um produto hortícola que apenas está fora da época no verão, entre Junho e Agosto, sabiam?

Sazonlidade: De Janeiro a Maio e de Setembro a Dezembro.

Vou deixar aqui uma receita simples e saborosa de abóbora recheada para experimentares fazer – eu fiquei surpreendida com o pouco trabalho que dá cozinhar abóbora.

Espero que gostes!

Beijinhos,

Laranja-lima

Não percas nenhuma NOVIDADE! Subscreve, adicionando o teu Email aqui em baixo e lê em primeira mão os meus artigos e receitas!

Estou a adicionar-te aos meus contactos…
Obrigada! Sempre que criar receitas e artigos novos, vais logo saber 🙂

Couscous de couve-flor

Substituir as habituais fontes de hidratos de carbono por legumes é um forma de fazer uma refeição mais leve, mas igualmente deliciosa e até mais criativa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s