Tudo o que precisa de saber sobre Heura

Da Saga “Tudo Sobre”, hoje trago-vos um produto da marca Heura! Confesso que depois de ter falado sobre tofu, tempeh, soja texturizada e seitan no meu Instagram, achava que o meu trabalho estava feito. Estava enganadinha hahaha Vocês pediram para falar da Heura, so here we go!

Ao contrário do que tem sido o último capítulo, desta vez não vão haver sugestões de receitas com Heura, porque, e vamos ser sinceros, até vocês me falarem da Heura, eu não conhecia sequer. Bom, na verdade, depois de ficar a conhecer também não fiquei com vontade de experimentar 😇

Mas vamos lá então!

1 – O que é a Heura?

É uma marca espanhola, que desenvolveu um produto alternativo à carne de frango e de vaca.

2 – Como se faz Heura?

Pelo que consegui perceber, os pedaços de “frango” nada mais são do que soja texturizada, mas já com alguns temperos e gordura adicionada. O hambúrguer de “vaca” é semelhante às outras alternativas, mas com proteína de soja, óleo de girassol, farinha de arroz e outros aditivos, como a maltodextrina.

3 – Qualquer pessoa pode comer?

Não. Como já é comum, pessoas com alergia à soja não devem comer. Indivíduos com transtornos gastrointestinais e/ou endometriose deverão também avaliar junto d@ nutricionista.

4 – Como escolher?

Tal como a soja texturizada, que falámos anteriormente, a Heura é um produto altamente processado, além de dispendioso:

Atenção que os preços estão por embalagem e são de Janeiro de 2021 do Auchan em Portugal.

5.1 – Informação nutricional: Heura

Os “Bocados Originales” são compostos por água, proteína de soja concentrada, azeite, sal, aromatizantes, especiarias (pimentão, pimenta, gengibre, noz moscada, macis, cardamomo) e vitamina B12. Por 100g fornecem:

Heura alternativa a carne

6 – Como conservar?

Depois de aberto devem seguir-se as instruções indicadas pela marca, no rótulo.

7 – Opinião da Nutri

Hoje troquei o último capítulo das receitas pela minha opinião como profissional de saúde (o que já vos deve mostrar o rumo da conversa…). Mas não se preocupem que no final falo em receitas na mesma 😉

Tal como o Beyond Burger e outros, temos que perceber que os produtos da Heura são altamente processados. No entanto, se uma pessoa que come carne todos os dias quiser experimentar e trocar a sua carne pela Heura uma vez por semana, count me in! Acho ótimo que a indústria se adapte e que surjam novos incentivos a uma alimentação mais vegetal. Parabenizo a Heura por isso. Se é para comer todos os dias? Não. Idealmente, numa base diária, devemos privilegiar alimentos integrais, sem processamento ou minimamente processados. É o chamado “nem sempre nem nunca“.

Sabem o que eu faço quando me apetece aquele Burger suculento? Cozinho por exemplo as minhas deliciosas seitanas! Ou porque não uns hambúrgueres de grão ou falafels (de batata-doce ou de cenoura)? A verdade é que as receitas mais lidas aqui são a dos hambúrgueres de feijão preto e cogumelos e a dos hambúrgueres de lentilhas, que também são ótimas, e há tantas mais aqui no blogue!

Fico a espera de ler os vossos comentários e opiniões sobre a Heura 🙂

Beijinhos,

Laranja-Lima

Um pensamento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s