Tudo o que precisas de saber sobre Heura

Da Saga “Tudo Sobre”, hoje trago-te um produto da marca Heura!

Confesso que depois de ter falado sobre tofu, tempeh, soja texturizada e seitan no meu Instagram, achava que o meu trabalho estava feito. Estava enganadinha hahaha Vocês pediram para falar da Heura, so here we go!

Ao contrário do que tem sido o último capítulo, desta vez não vou apresentar sugestões de receitas com Heura, porque, e vamos ser sinceros, até vocês me falarem da Heura, eu não conhecia sequer. Bom, na verdade, depois de ficar a conhecer também não fiquei com vontade de experimentar 😇

Mas vamos lá então!

1 – O que é a Heura?

É uma marca espanhola, que desenvolveu um produto alternativo à carne de frango e de vaca. O aspeto é bastante semelhante, bem como o sabor, podendo ser apelativa para quem está em fase de transição, bem como para as grandes cadeias de Fast Food que pretendem oferecer uma alternativa vegetal aos seus produtos.

Aliás, a Pans já tem Heura no menu, por exemplo.

2 – De que é feita a Heura?

Pelo que consegui perceber, os pedaços de “frango” nada mais são do que soja texturizada, mas já com alguns temperos e gordura adicionada. O hambúrguer de “vaca” é semelhante às outras alternativas, mas com proteína de soja, óleo de girassol, farinha de arroz e outros aditivos, como a maltodextrina.

3 – Qualquer pessoa pode comer?

Não. Como já é comum, pessoas com alergia à soja não devem comer. Indivíduos com transtornos gastrointestinais e/ou endometriose deverão também avaliar junto do/a nutricionista.

4 – Como escolher?

Tal como a soja texturizada, que falámos anteriormente, a Heura é um produto altamente processado, além de dispendioso:

5 – Informação nutricional

Os “Bocados Originales” são compostos por água, proteína de soja concentrada, azeite, sal, aromatizantes, especiarias (pimentão, pimenta, gengibre, noz moscada, macis, cardamomo) e Vitamina B12.

Na verdade, todos os produtos da marca são muito semelhantes entre si. Por 100g fornecem:

Heura alternativa a carne

6 – Como conservar?

Depois de aberto devem seguir-se as instruções indicadas na embalagem.

7 – Opinião da nutricionista

Hoje troquei o último capítulo das receitas pela minha opinião como profissional de saúde (o que já te deve mostrar o rumo da conversa…).

Tal como o Beyond Burger e outros, temos que perceber que os produtos da Heura são ultraprocessados. Significa isso que a matéria-prima (soja) passou por vários processos (físicos e/ou químicos) e que lhe foram adicionados vários aditivos até chegar ao produto final.

No entanto, se uma pessoa que come carne todos os dias quiser experimentar e trocar a sua carne pela Heura uma vez por semana, count me in! Acho ótimo que a indústria se adapte e que surjam novos incentivos a uma alimentação mais vegetal. Parabenizo a Heura por isso. Se é para comer todos os dias? Não. Idealmente, numa base diária, devemos privilegiar alimentos integrais, sem processamento ou minimamente processados. É o chamado “nem sempre nem nunca“.

Sabes o que eu faço quando me apetece aquele Burger suculento? Cozinho por exemplo as minhas deliciosas seitanas! Ou porque não uns hambúrgueres de grão ou falafels (de batata-doce ou de cenoura)? A verdade é que as receitas mais lidas aqui são a dos hambúrgueres de feijão preto e cogumelos e a dos hambúrgueres de lentilhas, que também são ótimas, e há tantas mais aqui no blogue!

Fico a espera de ler o teu comentário e opinião sobre a Heura 🙂

Beijinhos,

Laranja-Lima

5 comentários a “Tudo o que precisas de saber sobre Heura”

    • Olá Andreia 🙂
      Peço desculpa pela demora na resposta!
      Alimentos processados implicam a adição de açúcar, sal ou outros ingredientes a fim de tornar um produto mais durável e prazeroso. Exemplo: polpa de tomate. Os alimentos ultraprocessados são compostos maioritariamente por aditivos, por substâncias extraídas dos alimentos ou até formuladas em laboratório, como é o caso de gomas, bolachas, etc.

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading