Tudo o que precisas de saber sobre tempeh

O que é, como é feito, aspetos nutricionais e receitas. Hoje analisamos ao detalhe o tempeh!

Da saga “Tudo Sobre”, hoje vamos falar do tempeh! Quem me segue no Instagram, já está informado sobre as diversas alternativas à carne que existem. E quem já me vai conhecendo um bocadinho, sabe que o tempeh é das proteínas vegetais que eu menos aprecio (ups!), por isso este post precisou de mais tempo para marinar (entendem? marinar…).

Oh well, vamos lá!

1 – O que é o tempeh?

O Tempeh é uma alternativa vegetal à carne, tradicionalmente feita a partir de feijões de soja fermentados. No entanto, pode também ser feito a partir de outras leguminosas.

2 – Como é feito?

Começamos com feijões de soja, que têm que ser fermentados com Rhizopus oligosporus ou Rhizopus oryzae, num ambiente controlado. Podemos também usar qualquer outra leguminosa, ou até cereal, como o arroz integral e a cevada, em vez dos feijões de soja.

Então, à medida que a fermentação ocorre, ficamos com um produto mais duro e esbranquiçado, com um sabor que faz lembrar frutos secos. Para mais detalhes a Emily Han e a Oksana ensinam a fazer tempeh em casa.

3 – Qualquer pessoa pode comer?

Não. Pessoas com alergia à soja não devem comer. A sua ingestão deve ser avaliada individualmente em pessoas com transtornos gastrointestinais ou com casos de endometriose.

4 – Como escolher?

Preferimos produtos com ingredientes básicos e procuramos, como sempre, ter uma textura familiar nesta alternativa à carne. Este substituto é um pouco amargo, o que faz com que eu, pessoalmente, ainda não o utilize com frequência na cozinha cá em casa.

Além disso, é uma proteína bastante dispendiosa (a mais cara de todas as alternativas vegetais). Uma vez que não consumo com frequência, não serei a melhor pessoa para indicar marcas, mas vou pelos que já provei e não desgostei:

Estas opções encontram-se à venda no Celeiro e Go Natural. Atenção que os preços estão embalagem de 250g e são de Janeiro de 2021 em Portugal.

5 – Informação nutricional

A informação nutricional é muito semelhante à do tofu, sendo uma ótima fonte de proteína e de outros micronutrientes:

Por 100g o tempeh fornece:

6 – Como conservar?

Tal como no tofu, sugiro que conserve o tempeh num recipiente com água no frigorífico após abrir a embalagem. Costuma aguentar bem uns 4 dias, mas nada como observar e cheirar para garantir que está tudo nos conformes!

Se for necessário, também podes congelar o tempeh diretamente na embalagem, ou após ser cozinhado.

7 – Receitas que podes experimentar com tempeh

Como te disse anteriormente, não sou uma fã acérrima desta proteína vegetal, pelo que não vais encontrar muitas receitas por aqui.

No entanto, acho que é um sabor que uma pessoa aprende a apreciar (quase como a cerveja haha) e também vamos percebendo de que forma mais gostamos de o cozinhar.

Assim, deixo-te 3 sugestões de receitas com tempeh, todas elas muito diferentes e com métodos de confeção distintos.

Então, és fã de tempeh ou ainda não cais de amores, como eu? Caso seja a primeira opção, por favor PARTILHA COMIGO AS TUAS RECEITAS, a ver se ganho um novo amigo na cozinha haha

Como sempre, se tiveres dúvidas ou sugestões deixa nos comentários.

Beijinhos,

Laranja-Lima

7 comentários a “Tudo o que precisas de saber sobre tempeh”

  1. Olá Ana,

    Muito obrigada por todo este manancial de informação.

    Ando à procura de algo que possa usar como substituto da carne…
    Até há pouco tempo comia seitan, tofu, por vezes soja granulada e tempeh, mas deixei de o poder fazer porque todos estes alimentos têm soja na sua composição, e a soja interfere com a medicação que tomo actualmente. 🙁

    Será que conhece alguma alternativa que me possa sugerir?

    Ficaria muito grata.
    Rita

    • Olá Rita 🙂
      Peço desculpa pela demora na resposta.
      Interfere diretamente? A soja pode interferir com a absorção da levotiroxina, por exemplo, mas desde que a toma seja espaçada pelo menos meia hora, não haverá problema. De qualquer forma, há alternativas além da soja: leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, tremoços, favas) e o seitan (é glúten de trigo).

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading