Tudo o que precisa de saber sobre Tofu

Da Saga “Tudo Sobre”, hoje vamos começar pelo Tofu! Quem me segue pelo Instagram, certamente está a par da série que fiz sobre as diversas alternativas à carne, onde explico brevemente o que é, como preparar, o valor nutricional, as melhores opções no mercado, entre outros temas.

Aproveito para deixar aqui no blog os pontos mais relevantes compilados:

1 – O que é o Tofu?

O tofu é quase como um queijo fresco, mas em vez de ser leite coagulado, é bebida de soja coagulada.

2 – Como se faz Tofu?

À semelhança do seitan, também podemos fazer tofu em casa. Começamos com bebida de soja, que depois deve ser aquecida e coagulada. Também podemos usar feijão de soja, se quisermos fazer a bebida de raiz. Os coagulantes mais comuns são o sulfato de cálcio e o nigari (cloreto de magnésio, essencialmente). Em casa é mais normal usar sumo de limão ou vinagre. O último passo é escorrer e prensar, para dar forma.

3 – Qualquer pessoa pode comer?

Não. Pessoas com alergia à soja não devem comer. Indivíduos com transtornos gastrointestinais e endometriose deverão também avaliar junto d@ nutricionista.

4 – Como escolher?

Como de costume, preferimos produtos com ingredientes básicos. Para além disso, procuramos ter uma boa textura nesta alternativa à carne, de preferência que não seja muito diferente e estranha. Os melhores para mim são:

Atenção que os preços estão por 500g e são de Janeiro de 2021 em Portugal.

5.1 – Informação nutricional: Tofu simples

O tofu é uma ótima fonte de proteína e também de cálcio.

Como explicado anteriormente, há duas maneiras para fazer a coagulação no tofu. Quando é utilizado sulfato de cálcio, o tofu pode fornecer cerca de 312mg de cálcio por cada 100g. Quando é utilizada a alga nigari, o cálcio ronda os 130mg/100g.

Na próxima imagem, que partilhei em Janeiro de 2021 no meu Instagram, comparamos os valores nutricionais para tofu simples. Mais a frente olharemos para o tofu com sabores.

Informacao Nutricional Tofu

5.2 – Informação nutricional: Tofu com sabores

Nos supermercados também encontramos tofu fumado e com sabores adicionados. Vamos analisar um a um, a nível de ingredientes:

Tofu Fumado • Tofu (feijão de SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio), molho de SOJA (água, feijão de SOJA, TRIGO, sal marinho), fumo de madeira de faia

Tofu Curcuma • Tofu (feijão SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio), óleo de girassol prensado a frio, sal marinho, tomates, pimento*, curcuma, cominho preto, pimento preto, gengibre, macis, cardamomo, alho

tofu com sabores, marinho, primavera, rosso

Tofu RossoTofu (feijão SOJA, água, coagulante: magnésio de cloreto, sulfato de cálcio), óleo de colza, azeitonas, tomates, caldo de legumes (…), alho, pimentão doce, pimento, peperoni, vinagre de vinho branco, salsa, manjericão, tomilho, orégãos, alecrim, feijão verde, estragão

Ingredientes de Tofu fumado opcoes em portugal

Tofu Marinho • Tofu (feijão de SOJA, água, coagulante: nigari), aramé, wakamé

Tofu PrimaveraTofu (feijão de SOJA, água, coagulante: nigari), abóbora Hokaido, cogumelo shiitake

Tofu com Sabores, italiana e tofu olive

Tofu Olive • Tofu (Feijão de SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio), azeitonas, azeite extra virgem, sal marinho, concentrado de sumo de limão, manjericão, tomilho, orégãos, alecrim, segurelha, estragão

Tofu ItalianaÁgua, soja, coagulante: nigari, sal marinho, mistura de ervas aromáticas (contém aipo)

Praticamente todas estas opções parecem ser interessantes nutricionalmente, embora não possamos concluir grande coisa em relação ao tofu fumado, uma vez que não temos evidência acerca das consequências do processo de defumação. No entanto, aconselharia a optar por um defumado naturalmente ao invés de um com adição de aroma de fumo.

Quanto ao tofu de curcuma e ao rosso, devem ser escolhidos mais esporadicamente devido aos óleos vegetais adicionados.

6 – Como conservar?

Depois de aberta a embalagem. podemos guardar o tofu num recipiente com água no frigorífico. Este aguenta bem uns 4 dias.

Também podemos optar por congelar o tofu, diretamente na embalagem até, ou após ser cozinhado.

7 – Receitas que devo experimentar

Já não há desculpas para não gostar do sabor ou consistência do tofu!

Espero que seja útil!! Se tiverem dúvidas, ideias ou sugestões para os novos posts, deixem nos comentários.

Beijinhos,

Laranja-Lima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s