Tudo o que precisas de saber sobre tofu

A proteína vegetal mais conhecida, mas nem sempre bem aceite. Hoje falamos sobre tofu.

Hoja arrancamos com a saga “Tudo Sobre”, começando com o meu queridinho tofu! Quem me segue pelo Instagram, certamente está a par da série que fiz sobre as diversas alternativas à carne, onde explico brevemente o que é, como preparar, o valor nutricional, as melhores opções no mercado, entre outros temas.

Aproveito para deixar aqui no blog os pontos mais relevantes compilados:

1 – O que é o tofu?

O tofu é um alimento processado (o que é muito diferente de ser ultraprocessado), feito a partir da bebida de soja. A sua textura varia consoante o grau de coagulação, mas costuma ser algo esponjoso, a lembrar um queijo fresco macio.

2 – Como é feito?

À semelhança do seitan, também podemos fazer tofu em casa.

A princípio, a bebida de soja deve ser aquecida e coagulada. Também podes usar feijão de soja, se quisermos fazer a bebida de raiz. Os coagulantes mais comuns são o sulfato de cálcio e o nigari (cloreto de magnésio, essencialmente), mas em casa é mais normal usar sumo de limão ou vinagre. Depois de coagulada, o último passo é escorrer e prensar, para dar forma.

3 – Qualquer pessoa pode comer?

Não. Pessoas com alergia à soja não devem comer. Indivíduos com transtornos gastrointestinais e endometriose deverão também avaliar junto do/a nutricionista.

4 – Como escolher?

Como de costume, preferimos produtos com ingredientes básicos. Para além disso, procuramos ter uma boa textura nesta alternativa à carne, de preferência que não seja muito diferente e estranha. Os melhores para mim são:

Atenção que os preços estão por 500g e são de Janeiro de 2021 em Portugal.

5.1. – Informação nutricional

O tofu é uma ótima fonte de proteína e também de cálcio.

Como explicado anteriormente, há duas maneiras para fazer a coagulação no tofu e isso pode resultar em produtos finais com uma textura diferente, e também com diferenças evidentes a nível nutricional.

Assim, quando é utilizado sulfato de cálcio, o tofu pode fornecer mais de 600mg de cálcio por cada 100g. No entanto, quando se usa nigari (obtido a partir da água do mar), o cálcio ronda os 130mg/100g.

Na imagem abaixo, que partilhei em Janeiro de 2021 no meu Instagram, comparámos os valores nutricionais para dois tipos de tofu com coagulantes diferentes.

Informacao Nutricional Tofu
Comparação da informação nutricional de tofu coagulado com nigari Vs sulfato de cálcio

5.2. – Informação nutricional: Tofu com sabores

Para além do tofu simples, também encontras versões fumadas e com sabores adicionados. Vamos então analisar um a um, a nível de ingredientes:

Fumado • Feijão de SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio, molho de SOJA (água, feijão de SOJA, TRIGO, sal marinho), fumo de madeira de faia

Curcuma • Feijão de SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio, óleo de girassol prensado a frio, sal marinho, tomates, pimento, curcuma, cominhos, pimenta-preta, gengibre, macis, cardamomo, alho

tofu com sabores, marinho, primavera, rosso

RossoFeijão de SOJA, água, coagulante: magnésio de cloreto, sulfato de cálcio, óleo de colza, azeitonas, tomates, caldo de legumes, alho, pimentão-doce, pimento, peperoni, vinagre de vinho branco, salsa, manjericão, tomilho, orégãos, alecrim, feijão verde, estragão

Marinho • Feijão de SOJA, água, coagulante: nigari, aramé, wakamé

Ingredientes de Tofu fumado opcoes em portugal

PrimaveraFeijão de SOJA, água, coagulante: nigari, abóbora Hokaido, cogumelo shiitake

Olive • Feijão de SOJA, água, coagulante: cloreto de magnésio, sulfato de cálcio, azeitonas, azeite extra virgem, sal marinho, concentrado de sumo de limão, manjericão, tomilho, orégãos, alecrim, segurelha, estragão

Tofu com Sabores, italiana e tofu olive

ItalianaÁgua, soja, coagulante: nigari, sal marinho, mistura de ervas aromáticas (contém aipo)

Praticamente todas estas opções parecem ser interessantes nutricionalmente, embora não possamos concluir grande coisa em relação ao tofu fumado, uma vez que não temos evidência acerca das consequências do processo de defumação. No entanto, aconselharia a optar por um defumado naturalmente ao invés de um com adição de aroma de fumo.

Quanto ao tofu de curcuma e ao rosso, devem ser escolhidos mais esporadicamente devido aos óleos vegetais adicionados.

6 – Como conservar?

Depois de aberta a embalagem, podemos guardar o tofu num recipiente com água no frigorífico. Este aguenta bem uns 4 dias.

No entanto, se necessário, também podes optar por congelar o tofu, diretamente na embalagem, ou após ser cozinhado.

7 – Receitas que deves experimentar

Já não há desculpas para não gostares do sabor ou consistência do tofu!

Lembra-te que ele é uma tela em branco e tu és o/a artista. Então dá-lhe amor através das especiarias e outros elementos aromáticos. Para além do que falámos hoje, ainda tenho este post que te pode ajudar.

Espero que seja útil!! Se tiveres dúvidas, ideias ou sugestões para os novos posts, deixa nos comentários.

Beijinhos,

Laranja-Lima

13 comentários a “Tudo o que precisas de saber sobre tofu”

  1. Olá Ana,

    Que quantidade de tofu devemos consumir em cada refeição? 250 grs. é muito? Obrigada pelas informações que partilhas.

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading