Hambúrgueres de grão e legumes assados

hamburguer grão legumes assados

Hambúrgueres de leguminosas são sempre uma boa ideia. Estes de grão e legumes assados ficam maravilhosos e super nutritivos.

Os hambúrgueres de leguminosas não são novidade por aqui e existe um sem número de opções, desde os de feijão preto, aos de grão, passando pelos de lentilhas.

Na verdade, a receita que te trago hoje não era para existir. Eu queria fazer os meus de lentilhas, que apresentei como 1ª receita para o #setembrosemcarnept, mas como não tinha, acabei por trocar por grão. Uns ajustes aqui e ali e nascem então estes hambúrgueres de grão e legumes assados.

Combinei o grão-de-bico com cebola-roxa, pimento vermelho e cogumelos assados e meu deus, o cheirinho!! Faz-me lembrar imenso aquelas pizzas de forno… por isso já estás a imaginar a delícia!

Hambúrgueres de grão e legumes assados

Tipo de prato: Prato principal
Cozinha: Saudável, Vegan
Serve: 3 pessoas
Autor: Ana Isabel Monteiro
Tempo total 50 minutes

Ingredientes

  • 260g de grão-de-bico cozido
  • 200g de cogumelos frescos aconselho Paris ou shiitake
  • 50g de flocos de aveia finos
  • 1 cebola roxa
  • 1 pimento vermelho
  • 1 molho de salsa
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal, pimenta-preta e ervas Provence a gosto

Método

  • Pé-aquece o forno nos 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal;
  • Corta a cebola em meias-luas, o pimento em cubos e os cogumelos em quartos. Dispõe tudo no tabuleiro e tempera com o azeite, o sal, a pimenta-preta e as ervas de Provence. Envolve tudo muito bem e leva ao forno por cerca de 20 a 30 minutos;
  • Deixa arrefecer ligeiramente e passa para um processador. Tritura com o grão-de-bico (tanto mais quanto mais homogénea quiseres a mistura) e passa para uma tigela grande. Envolve com os flocos de aveia e a salsa picada;
  • Forma os hambúrgueres com as mãos, sem amassar muito para que não se desfaçam, e cozinha numa frigideira antiaderente pincelada com um pouco de azeite (podes assar, mas ficam mais secos).

Informação nutricional

Dividindo os hambúrgueres por 3 pessoas, cada uma ficará com:

IN burger

Ora, isto é insuficiente para a maioria das pessoas, pelo que aconselho a servir com um pouco de cereais ou tubérculos, legumes e/ou sopa e uma frutinha.

Eu optei por acompanhar estes hambúrgueres de grão e legumes assados com uma boa sopa. Usei as folhas do alho francês que usei no dahl desta semana, um resto de cebola e outro de feijão vermelho, uma embalagem de ervilhas congeladas e, depois, metade de uma couve-lombarda que andava no frigorífico. Porque sopa é para isto mesmo, tudo o que sobra entra 😅

Caso prefiras, também podes fazer hambúrgueres a mais e congelar. Pode ser já depois de cozinhados, ou antes, já moldados.

Beijinhos,

Laranja-lima

Outros hambúrgueres de leguminosas que podes experimentar

10 comentários a “Hambúrgueres de grão e legumes assados”

  1. Antes de mais muito obrigada pela partilha de receitas e sobretudo pela partilha da informação nutricional, tão difícil de encontrar em receitas vegan na internet! Gostaria todavia de perguntar, a informação nutricional apresentada é para cada 100gr, correcto? Muito obrigada.

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading