Faláfeis de batata-doce

receita saborosa de bolinhos de batata-doce e grão

A ideia é oriental, os sabores nem tanto assim. Mas estes faláfeis de batata-doce com amendoim são incrivelmente nutritivos e saborosos.

Já não me lembrava de comer batata-doce e andava com sérios desejos de o fazer (juro que não vem nenhum vegan baby a caminho)!

Normalmente não sou mega fã de batata-doce laranja (acho muito doce), mas como estava ao mesmo preço que a branca, optei por trazer. Até porque ia deixar os meus faláfeis bem mais giros e coloridos 😏

Bom, mas se nunca te cruzaste com esta iguaria, deixa-me falar-te dela: tradicionalmente, os faláfeis são feitos com grão-de-bico e são fritos. Usualmente, são servidos em pão pita com tahini e legumes frescos, como pepino e tomate.

faláfeis de batata-doce e amendoim vegan caseiros

Já fiz por duas vezes e adorei sempre o resultado. Tenho estes de cenoura e agora trago-te esta versão com batata-doce e amendoim! Ora vê:

Faláfeis de batata-doce

Tipo de prato: Entrada, Para partilhar, Prato principal
Cozinha: Médio-oriente, Saudável, Vegan
Serve: 22 faláfeis
Autor: Ana Isabel Monteiro
Tempo total 30 minutes

Ingredientes

  • 260g de grão-de-bico cozido
  • 240g de batata-doce assada cerca de 1 chávena
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga de amendoim
  • 1 dente de alho
  • Sumo de 1/2 limão
  • 4 folhas de manjericão fresco
  • Sal, pimenta-preta e cominhos a gosto

Método

  • Pré-aquece o forno a 180ºC;
  • Esmaga a batata-doce previamente assada com um garfo e reserva. Tritura o grão-de-bico com os restantes ingredientes (à exceção do manjericão) e junta à batata-doce – desta forma mantemos alguma textura, mas podes triturar tudo, se preferires;
  • Pica o manjericão e envolve tudo muito bem. Forma então pequenas bolinhas com a massa, alinha num tabuleiro forrado com papel vegetal e assa por cerca de 20min.

Informação nutricional por dose

Considerando que dá para 3 pessoas:

Podes servir estes faláfeis de batata-doce como na versão tradicional, com pão pita, ou então com arroz de feijão, massa integral, uma boa salada… aposto que fica uma delícia com uma versão vegan de coleslaw, por exemplo!

Se sobrar, também podes congelar (antes ou depois de ir ao forno), ou então levar para um lanche. Porque não?

Espero que gostes 😊

Beijinhos,

Laranja-lima

5 comentários a “Faláfeis de batata-doce”

  1. Olá. Experimentei ontem está receita e é deliciosa, ficaram melhores ainda no dia seguinte. No entanto, tive de adicionar farinha de grão pois a massa ficou muito mole, quase uma pasta impossível de moldar. Acabei por adicionar alguma farinha de grão e formar pastéis com duas colheres em vez de bolinhas. O sabor ficou fantástico. Alguma sugestão em relação à consistência?

    • Olá Inês 🙂 Eles ficam realmente mais molinhos. Mas pode não ter escorrido bem o suficiente as batatas, ou serem de uma qualidade diferente, com mais humidade :/ Na parte de moldar, temos que ser mesmo cuidadosos e só assim ao de leve, não dá para amassar eheh

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading