Nuggets de frango com batata-doce e molho de abacate

Nuggets com batatas the healthy way? Yes, please!


🍟

Vamos lá confessar: quem nunca comeu aqueles nuggets de frango cheios de gordura das cadeias de fast food, e ainda acompanhou com umas belas batatas fritas e molho a condizer?

Resultado de imagem para nuggets mcdonalds

Vá, não se babem…

Pois é, por acaso já não toco nisso há anos (literalmente!), mas lembro-me que sabia muito bem, e por isso quis transformar essa bomba calórica gostosa em algo #semculpa.

Substituí a parte panada dos nuggets por sementes de sésamo, as batatas fritas por batata-doce assada, e o molho branco por molho de abacate.

__dsc_0062

Ainda que mais calórica que a batata tradicional, a batata-doce é deliciosa e ganhou, nos últimos tempos, um enorme prestígio entre os ávidos seguidores de um estilo de vida saudável, sendo mesmo considerada um superalimento.

Para além de ser uma fonte de hidratos de carbono complexos e de ter mais fibra que a batata normal, a batata-doce fornece, por 100g, quase a totalidade da Dose Diária Recomendada de Vitamina A e C, e uma boa quantidade de potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Por outro lado, a fama do frango já não é de agora. Sendo uma carne branca com muito baixo teor de gordura e alto em proteína (sobretudo se estivermos a falar do peito), o frango é um favorito entre os atletas… e entre quase todos os portugueses, na verdade!

Quanto ao abacate, é de realçar o seu teor em potássio, gorduras saudáveis e fibra… para além daquela textura cremosa e versatilidade que lhe são características. Podem ler mais benefícios do abacate no meu artigo: “Abacate? Sim, por favor!

logodsc_0044

Nuggets de frango com batata-doce e molho de abacate

Para 3-4 pessoas

Ingredientes

  • 300g de peito de frango
  • 1 batata-doce grande
  • 1 ovo
  • 1 chávena de sementes de sésamo
  • 1 abacate maduro
  • 1 limão
  • Flor de sal, pimenta preta, pimentão-doce e orégãos a gosto
  • Azeite q.b.

Procedimento

  1. Pré-aqueça o forno a 200ºC;
  2. Lave bem a batata-doce e corte-a em palitos grossos. Coloque num tabuleiro de ir ao forno e tempere com flor de sal, pimenta preta, pimentão-doce, orégãos e azeite. Envolva tudo com as mãos e leve ao forno 35-40 minutos;
  3. Entretanto, aqueça um grelhador antiaderente e prepare o frango. Corte os peitos em retângulos largos (formato de nuggets), tempere com flor de sal, pimenta-preta e sumo de limão e reserve;
  4. Bata o ovo numa tigela larga e reserve;
  5. Passe então os nuggets pelo ovo, depois pelas sementes de sésamo e leve ao grelhador por cerca de 4 minutos de cada lado (se as sementes estiverem a ficar demasiado queimadas, reduza o lume);
  6. Enquanto o frango cozinha, prepare o molho de abacate. Num liquidificador (ou com a varinha mágica), junte a polpa de 1 abacate, o sumo de ½ limão, flor de sal e pimenta preta. Triture até ficar bem homogéneo e passe para uma tigela pequena;
  7. Sirva e delicie-se.

_dsc_0050

Espero que gostem, e se experimentarem digam-me o que acharam 🌺

Laranja-lima

P.S. Esta foi uma das receitas que elaborei para a Vida Ativa, que tem muitas outras receitas deliciosas e conselhos úteis para quem quer seguir um estilo de vida saudável.

2 comentários a “Nuggets de frango com batata-doce e molho de abacate”

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading