Bolo de cacau com chocolate cru de laranja e quinoa

Wherever you are, be there totally. If you find your here and now intolerable and it makes you unhappy, you have three options: remove yourself from the situation, change it, or accept it totally. If you want to take responsibility for your life, you must choose one of those three options, and you must choose now. Then accept the consequences. [Eckhart Tolle]


🙏

Este é um início um pouco estranho para um texto que supostamente seria sobre bolo de cacau… mas queria justificar a minha ausência do blog nestes últimos tempos.

Como já fui dizendo em posts anteriores, a minha vida não é só Laranja-lima. Eu sou nutricionista a tempo inteiro na Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, jogo voleibol no Gueifães, colaboro como nutricionista no departamento de voleibol do Sporting Clube de Arcozelo, e ainda atuo como freelancer no site Vida Ativa. No meio disso, ainda vou dando workshops, tenho família e namorado (os meus pilares), e tenho amigos/as.

É um misto de gratidão (por que sou mesmo sortuda em ter tudo isto) com exaustão.

Não é que o meu “aqui” e “agora” seja intolerável ou infeliz. Não. Mas às vezes é difícil. E e aí que é preciso tomar uma daquelas três decisões que o Eckhart Tolle fala: sair desta situação, mudá-la, ou aceitá-la por completo.

Eu tento sempre escolher o “aceitar por completo” e levar com as consequências. Até agora tem-me valido muitos sorrisos, alguns desabafos e constantes olheiras… por isso acho que até nem estou mal 🍀

Resultado de imagem para keep going

Agora de coração mais leve já podemos passar ao que interessa: a bela da receita do bolo de cacau.

Andei a guardá-la bem guardadinha porque foi apresentada apenas no domingo, no Workshop “Pequenos-almoços saudáveis”, que dei no Refresco.

É um bolo bem saudável que tanto pode ser usado para um pequeno-almoço especial como para um brunch, ou mesmo snack ou sobremesa.

Não tem qualquer gordura nem açúcares adicionados e é vegan.

Curiosos/as?

2logo

Bolo de cacau com chocolate cru de laranja e quinoa
Vegan · Sem açúcar · Sem gordura

Ingredientes

Procedimento

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC;
  2. Misture a farinha, o cacau, o fermento e o sal numa tigela;
  3. Numa outra à parte, junte o molho de maçã, a stevia, a bebida de soja e o aroma de baunilha;
  4. Verta os ingredientes secos sobre os húmidos e mexa bem;
  5. Parta o chocolate em pedaços pequenos e envolva na massa;
  6. Entretanto, forre uma forma pequena com papel vegetal e, se necessário, pincele com um pouco de óleo de coco;
  7. Passe a massa para a forma e espalhe de forma homogénea;
  8. Leve ao forno por 25 minutos ou até o palito sair seco. Deixe arrefecer pelo menos 10 minutos antes de desenformar.

 

1logo

 

Em relação à escolha dos ingredientes…

Bebida de soja essencial suave da Shoyce®
Dentro das bebidas vegetais, a bebida de soja é a melhor alternativa para quem é intolerante ou simplesmente não gosta de leite, mas não lhe é equivalente, contendo teores de cálcio consideravelmente inferiores… a não ser que seja da Shoyce, que é enriquecia em cálcio e não tem qualquer açúcar adicionado!

Cacau em pó Iswari®
Por ser uma boa fonte de magnésio, ferro, potássio e cobre, o cacau pode ajudar a reduzir a pressão arterial e a melhorar a saúde geral do coração. É também rico em antioxidantes, contribuindo para a diminuição do risco de cancro. É considerado um antidepressivo natural devido ao seu teor em dopamina, feniletilamina e serotonina, que promovem o bom humor e a saúde mental.

Chocolate cru de laranja e quinoa Iswari®
Para além do seu sabor único, este chocolate é feito com cacau crioulo peruano (a espécie de cacau mais valorizada), é biológico e de comércio justo (fairtrade), contribuindo para a sustentabilidade do planeta e dos produtores de cacau. Não sendo feito a partir de cacau tostado, consegue manter muitos dos antioxidantes originalmente presentes nesse, bem como os benefícios que lhe são associados.

Puré de maçã ou Sumo de maçã concentrado
Originalmente é chamado de applesauce e pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais sob a forma de sumo de maçã concentrado ou de puré de maçã. Serve sobretudo para substituir a gordura nas receitas doces, sendo usado em igual proporção; ou para substituir os ovos, sendo que um ovo equivale a ¼ chávena de molho de maçã (~65mL).

Stevia
Em Portugal estão disponíveis adoçantes à base de glicosídeos de esteviol, extraídos das folhas da planta Stevia. Segundo a DECO, “trata-se de um edulcorante de origem natural com 40 a 300 vezes o poder adoçante da sacarose, não sintético, ao contrário do aspartame e da sacarina.” Esses glicosídeos parecem ser seguros, mas devem ser consumidos em moderação, sendo que a Dose Diária Admissível foi fixada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos em 4 mg/kg de peso corporal.

 

Desculpem o post gigante de hoje. Foi para compensar a ausência 😇

Espero que gostem 🌺

Laranja-lima

P.S. Deixem os vossos comentários abaixo ⬇

6 comentários a “Bolo de cacau com chocolate cru de laranja e quinoa”

    • Olá Lindiva 🙂
      Pode comprar os produtos Iswari nas lojas Celeiro ou online no site oficial (desconto de 10% com o código LL10). A stevia comprei no continente, na parte da área viva. O sumo de maçã concentrado também comprei no Celeiro.
      Quanto aos workshops, costumo informar no Instagram ou no Facebook.
      Beijinhos

  1. Olá 🙂
    Posso usar Stevia em pó? Qual a quantidade?
    A receita pode ser feita sem o sumo? Não sou muito apreciadora…
    Obrigada pela partilha, vou experimentar 🙂

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading