Porque se deve evitar o café de manhã?

Acorda, toma um café, penteia esse cabelo e sabe que não precisas de mais ninguém para ser feliz. O mundo é teu. (adaptado que Caio Augusto Leite)

Bonito não é?

Para muita gente um café pela manhã é essencial para começar bem o dia… e em termos filosóficos não tenho nada contra. Mas se formos a ver o aspeto nutricional e fisiológico da situação, o caso não é bem assim.

 

 

Um café em jejum pode ser bastante prejudicial para o nosso corpo e há dois pontos em que nos podemos focar:

  1. Cortisol. É a hormona chave no ciclo circadiano de cada um, que é uma espécie de relógio biológico. Em resposta aos estímulos ambientais é produzido mais ou menos cortisol. Por exemplo: de manhã, com os primeiros raios de luz, são produzidos elevados níveis dessa hormona, que neste caso funciona como uma espécie de despertador. A cafeína interfere com a produção de cortisol, então o corpo passa a produzi-lo menos e confia mais no efeito da cafeína. Além disso, ingerir café quando os níveis de cortisol estão elevados vai induzir tolerância à cafeína; é por isso que o café vai tendo cada vez menos efeito nos seus ávidos consumidores(1,2);

  2. Efeito gástrico. A cafeína estimula a produção de ácido pelo estômago, o que por vezes ajuda na digestão… o problema é quando não temos nada lá para digerir e isso se torna agressivo para as paredes do estômago e mesmo do intestino. O ambiente ácido é também ideal para o desenvolvimento da bactéria H. pylori, responsável pelo aparecimento de úlceras. Não devemos ainda esquecer o risco de ocorrência de refluxo gastroesofágico(3).

Posto isto, podemos concluir que o café em jejum se deve evitar, e que mesmo que seja depois do pequeno-almoço pode interferir com a produção de cortisol.

Assim, aconselho a que se tome café mais à tarde, ou depois do almoço, já que pode ajudar a digestão e a manter-nos mais despertos.

Se não consegue mesmo deixar o café ao começar o dia, garanta que toma um pequeno-almoço completo e equilibrado antes de agredir o seu corpo com cafeína. Outra solução ainda é substituir o café expresso pelo café solúvel com cereais, como a cevada.

E para isso tenho uma receita deliciosa que vai querer experimentar: PAPAS DE AVEIA DE CAFÉ.

 

 

Ingredientes (para 1 pessoa)

  • 1 chav de leite magro
  • 1/2 chav de flocos de aveia finos
  • 1 c.sopa de café solúvel
  • 1 c.chá de mel

 

Preparação

  1. Num tacho, junte o leite e a aveia;
  2. Em lume alto (bico médio), deixe cozinhar até ferver;
  3. Adicione o café e o mel e mexa bem – baixe o lume;
  4. Deixe cozinhar mais um pouco até obter a consistência desejada e retire.

Sugestão: Sirva com fruta fresca, sementes e, caso seja daquelas pessoas que vão ao ginásio de manhã (e muito bem!), com 1 c.chá de manteiga de amendoim para energia extra.

IMG_20160412_082739

IN papas aveia café

Espero que gostem ✿

Laranja-lima

  1. www.independent.co.uk/life-style/food-and-drink/news/why-drinking-coffee-first-thing-in-the-morning-is-a-bad-idea-10291621.html
  2. corticoides.wordpress.com/2012/06/07/a-influencia-do-cortisol-no-ritmo-circadiano/
  3. www.globalhealingcenter.com/natural-health/coffee-harm-gut/

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading