Benefícios da manteiga caseira de caju

manteiga de caju caseira

Receita para fazer em casa

Eu tenho um grande problema com manteiga de amendoim, manteiga de caju, you name it: gosto demasiado! Gosto nas papas de aveia, com pão, com bolachas, com compota… Mas como se costuma dizer, tudo o que é bom engorda, e isso é ainda mais provável com as versões comerciais da manteiga de amendoim.

Valor nutricional de manteiga de amendoim de compra 

Nos supermercados portugueses vi à venda apenas manteiga de amendoim da marca Skippy. Não vou dizer que não é ótima, porque é! Mas se olharmos para a lista de ingredientes encontramos: amendoins assados, açúcar, óleos vegetais hidrogenados (semente de algodão, soja e semente de colza)(1), o que resulta num total de 190kcal em apenas 2 colheres de sopa, 7g de proteínas, 6g de hidratos de carbono (dos quais 3g de açúcar), 16g de lípidos (dos quais 3,5g saturados), 2g de fibra e 150mg de sódio (sal)(2).

Ficaram com água na boca? Eu também!

Como não é nada bom ficar ougado e sendo eu apologista do “faça você mesmo”, decidi experimentar fazer manteiga, não de amendoim, mas de caju, porque era o que tinha em casa, já que é dos frutos gordos mais baratos e dos meus favoritos.

Os benefícios da manteiga caseira de caju e do caju

O caju não é bem um fruto, é mais um pseudofruto do cajueiro, já que o fruto é a castanha.

                                                          

Ignorem aquele caju do meio que parece zangado…

Este pdeudofruto é rico em fibras, proteínas, hidratos de carbono, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, sódio, vitamina K, PP, C e do complexo B; o que traduzido para benefícios para a saúde significa propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, que ajudam na prevenção e tratamento de doenças como a diabetes, cancro e doenças cardiovasculares. O caju possui ainda propriedades diuréticas e cicatrizantes(3).

O teor em proteína e fibra promove a saciedade, mantém um bom funcionamento do trânsito intestinal e ajuda na manutenção do peso corporal.

Contraindicação do caju

A única contraindicação que eu encontro no caju é não poder/dever ser consumido antes nem depois dos treinos (tal como os outros frutos gordos), porque pode causar indisposição e atrasar a recuperação, no entanto, enquanto manteiga, é altamente recomendada (boas notícias!!). Os hidratos de carbono formecem energia para o treino, enquanto a proteína auxilia na recuperação muscular no pós-treino.

Vamos então ao trabalho?

Receita: Manteiga Caseira de Caju

Ingredientes

  • 120g de cajus crus
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/4 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 vagem de bauniha

Antes de passar ao método de preparação devo dizer-vos que isto exige mesmo muita paciência. Eu demorei cerca de meia hora no meu processador, mas todo o tempo vale a pena.

Vou publicar fotos das transformações que os cajus vão passando até chegar ao estado de pasta para ser mais fácil orientarem-se.

Método de preparação

1 – Pesar e colocar os cajus no processador

 

2 – Começar a triturar a velocidade máxima. Em poucos segundos deverá ter este aspeto:

 

 

3 – Continuando a triturar, os pedaços de caju começam a libertar gordura e colam-se às laterais do processador. Neste ponto é necessário descolar os cajus com o auxílio de uma espátula.

 

 

4 – E o processo repete-se.

 

 

5 – E repete-se…

 

 

6 – Até que em segundos aparecem grumos de caju.

 

 

7 – Que em pouco tempo fazem lembrar massa de pão.

 

 

8 – Mais um pouco de paciência e começam a aparecer resultados…

 

 

9 – Podem então adicionar o sal e as sementes da vagem de baunilha.

 

 

10 – Quando a pasta de caju estiver na consistência desejada, não se esqueça de provar para retificar os sabores. Eu achei que ficaria bem mais um pouco de baunilha, foi por isso que acrescentei a essência.

 

 

11 – Está na altura de colocar a manteiga num frasquinho e ficar orgulhosa/o do que acabou de fazer (:

 

Saboreie nas papas de aveia, com fruta ou no que mais gostar.

Espero que experimentem esta receita e que adiram, como eu, ao “faça você mesmo”… É tão bom quando consumimos o que preparamos, para além de que sai mais barato e é mais saudável!

Laranja-lima

  1. www.lojasliberty.com/produtos/skippy-manteiga-amendoim-cremosa-1-360-kg/
  2. www.fatsecret.pt/calorias-nutri%C3%A7%C3%A3o/skippy/manteiga-de-amendoim-natural/2-colheres-de-sopa
  3. http://nutricaojoyce.com.br/beneficios-do-caju/

Um comentário a “Benefícios da manteiga caseira de caju”

Leave a Reply

Discover more from Laranja-Lima

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading